62º CONAD cumpre sua missão democrática e atualiza luta docente

62º CONAD cumpre sua missão democrática e atualiza luta docente

              O 62º Conselho Nacional do ANDES cumpriu seu objetivo democrático de atualizar o plano de lutas das Instituições Federais, Estaduais e Municipais, ligadas à base do Sindicato Nacional. A APES esteve presente nos debates, colocando em pauta e dando destaque à luta contra o controle do trabalho docente nas universidades e Institutos. “O CONAD foi importante para reafirmar a luta contra a Reforma da Previdência e pela revogação da Reforma Trabalhista, bem como das Terceirizações. É importante destacar também que o Conselho aprovou a proposta de eleições diretas e gerais já, no sentido de que possamos fazer o diálogo com as entidades e manter a unidade da classe nesse processo de enfrentamento”, disse Rubens Luiz Rodrigues, Presidente da APES, presente ao CONAD

             III Encontro Nacional de Educação (ENE)
             Entre as principais deliberações aprovadas no 62º CONAD estão a construção do III Encontro Nacional de Educação (ENE) em 2018, uma decisão pioneira do Sindicato Nacional sobre o acesso à educação e trabalho de pessoas com deficiência e o combate à xenofobia. Outra deliberação importante centrou na definição das palavras de ordem para enfrentar a crise político-institucional: “Barrar e revogar as contrarreformas! Construir nova Greve Geral! Fora Temer! Contra a política de conciliação de classes! Eleições diretas e gerais já, com novas regras!”.


       62º Conad foi o primeiro evento com Comissão de Enfrentamento ao Assédio
Durante o CONAD, o ANDES-SN lançou uma campanha contra o assédio sexual – com cartazes, adesivos e vídeo -, além de apresentar a nova edição da cartilha “Contra todas as formas de assédio, em defesa dos direitos das mulheres, das/os indígenas, das/os negros, das/dos LGBTs”. O Conad de Niterói foi, também, o primeiro evento do Sindicato Nacional a contar com uma Comissão de Enfrentamento ao Assédio, instituída após o 36º Congresso do ANDES-SN, realizado em Cuiabá (MT).

Confira aqui o vídeo da campanha de combate ao assédio lançado no Conad

Confira aqui a nova edição da cartilha do GTPCEGDS

Confira os demais materiais da campanha de combate ao assédio

       CONAD debateu participação no 3 º Congresso da Conlutas

CONAD debateu também a participação do ANDES no 3° Congresso Nacional da Conlutas. O sindicato deverá apresentar uma proposta de modificação de critérios de representação na Central, levando em conta número de sindicalizados e não de trabalhadores da base. Além disso, os docentes aprovaram incentivar a participação das seções sindicais no 3º Congresso da CSP-Conlutas e a regularização financeira das seções junto à Central.
Acesse em www.cspconlutas.org.br/congresso o site do 3º Congresso Nacional da CSP-Conlutas.

Imagens do 62º CONAD

Veja mais uma APESTV sobre Reforma da Previdência com explicações da assessoria jurídica da APES

         Clique aqui para ver a APESTV sobre Previdência (3)