ANDES organiza agenda de lutas em reunião dos setores das IFES, IEES e IMES

Representantes dos setores das Instituições Federais (IFES), Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES) realizaram uma reunião conjunta no último fim de semana (13 e 14 de abril) com o objetivo de organizar uma agenda de lutas.

Entre as principais pautas discutidas estiveram: os desafios que a multicampia coloca para a organização sindical; os impactos das formas de controle no trabalho docente e as alterações impostas pela reforma do Ensino Médio e pela nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Em reuniões separadas de cada setor, realizadas no dia 15 de abril, foi apontada a necessidade das seções sindicais realizarem um levantamento de informações em suas instituições para a elaboração de estratégias de lutas.

A reunião do Setor das IFES apontou um calendário de mobilização que prevê rodadas de assembleias nas universidades até dia 27 de abril para debater propostas de cronograma para mobilização pela revogação da EC 95, da reforma Trabalhista e da Lei das Terceirizações; a construção unitária de atos no dia 1º de Maio classista, em conjunto com a CSP-Conlutas, entidades do campo da educação, dos servidores federais e movimentos sociais. A próxima reunião do Setor das Ifes ficou agendada para os dias 26 e 27 de maio.

Já os debates do Setor das IEES/IMES mostraram a necessidade de ampliar a mobilização da categoria, com o objetivo de mobilizar todo o setor nacionalmente durante a Semana Nacional de Lutas das Estaduais e Municipais, proposta para 21 a 25 de maio.

 

                                                                                                                                                            Com informações do ANDES-SN