APES PARTICIPA DE EVENTO SOBRE VISIBILIDADE LÉSBICA NA UNIVERSIDADE

No início da tarde de ontem, 3 de setembro, foi realizada a palestra “Visibilidade Lésbica na UFJF”. O evento foi resultado de uma parceria entre as entidades sindicais, APES e Sintufejuf, e as Diretorias de Ações Afirmativas (Diaaf) e de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Participaram da solenidade a diretora da APES, Alice Mayer, a coordenadora de Educação e Formação Sindical do Sintufejuf, Natália Paganini, a ex-ouvidora especializada em ações afirmativas, Vânia Bara, a atual ouvidora, Cristina Bezerra, e a pró-reitora de extensão, Ana Lívia Coimbra, representante da Reitoria na ocasião.

A diretora da APES, Alice Mayer, destacou a importância do evento e reafirmou o compromisso do sindicato na luta contra as opressões em parceria com outras entidades. “Acredito, empiricamente, que o aterrorizante desafio vivenciado por lésbicas e bissexuais se refira ao enfrentamento da intolerância gerada por um conservadorismo absurdo, que, apesar de não ser novidade enquanto comportamento cultural, se expressa nos tempos de agora em formas e essências ostensivamente assombrosas”, ressaltou Alice em sua fala.

O evento contou com a presença das editoras e fundadoras da “Revista Brejeiras”, Cristiane Furtado e Laila Queiroz de Souza; e a mestra em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Laura Ralola, que conduziram uma discussão sobre a visibilidade lésbica a partir de suas experiências na produção de uma revista feita por lésbicas e para mulheres lésbicas.

Ao final, como exemplo de engajamento e representatividade lésbica no cenário artístico local, a cantora e compositora Alessandra Crispin fez uma apresentação musical à convite das entidades organizadoras.