APES participa de atividades do Fórum da Diversidade UFJF

Com o objetivo de contribuir com a consolidação do Fórum Permanente da Diversidade, a APES participou de atividade organizada pela Diretoria de Ações Afirmativas (DIAAF) da UFJF na última terça-feira, 28 de agosto. O Professor Rubens Luiz Rodrigues compôs a mesa de abertura do evento “Diversidade: da universidade à pluriversidade na educação superior”. A mesa, que contou também com a participação de representantes do SINTUFEJUF e do DCE, foi seguida de uma palestra com o Professor Kabengele Munanga (USP), pesquisador das Ações Afirmativas, das Culturas Africanas e Afro-brasileiras.
Com o evento, a DIAAF pretendeu retomar as discussões para a construção do Fórum, que pensará a Política de Ações Afirmativas da UFJF de maneira mais dialógica e participativa.  Na parte da tarde, os participantes se reuniram em diversos Grupos de Trabalho para definir princípios e traçar diretrizes sobre as políticas de inclusão das pessoas com deficiência, sobre Gênero e Diversidade Sexual, para as relações étnico-raciais, dos direitos humanos e da vulnerabilidade social.

Segundo o Professor Rubens, ações como essas reafirmam a necessidade do debate “sobre as questões de dominação, de reconhecimento, de desrespeito sócio-cultural, sobretudo em relação a grupos, especialmente sobre a questão do racismo, ainda vigente em nossa sociedade, mas acobertado pela difusão do mito da democracia racial. O tema discutido no evento é de grande interesse para a APES, que tem procurado apoiar a sua discussão, não apenas em termos do racismo, mas em termos do sexismo, das relações homofóbicas, enfim, de todo e qualquer tipo de opressão que vá significar um processo de dominação, de não reconhecimento dos grupos sociais”.