APES participa de Encontro Nacional de EBTT e ressalta importância da participação ativa das Seções Sindicais

Um grupo de professores e professoras representou a APES no Encontro Nacional do ANDES-SN – Carreira EBTT e Ensino Básico das Instituições Estaduais de Ensino Superior. O evento se realizou no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ) no último final de semana, dias 20 e 21 de outubro. Jalon Morais Vieira e Marcos Vinícios Leite, diretores da APES presentes ao encontro, destacaram o fato do evento ter proporcionado o diálogo com profissionais de todo o país, que rendeu análises pertinentes sobre os problemas que tanto preocupam os docentes. “O encontro foi de grande importância pois veio a responder a uma demanda histórica da categoria. No congresso do Andes, que acontecerá no início de 2019, já estaremos encaminhando para que o segundo encontro venha a acontecer o mais rápido possível”, afirmou Jalon.

Marcos avalia positivamente a criação de um hábito entre os docentes de se reunirem de forma ativa para discutir as propostas do governo. “Foi enriquecedor, nós tivemos uma participação ativa, espero que a categoria reconheça essa importância e que nas novas edições nós possamos participar e ampliar o debate e compreensão em torno dos problemas que enfrentamos”, concluiu.

A programação do evento contou com mesas de debates diversificados, abordando temas como as consequências da Emenda Constitucional 95 (a do teto dos gastos públicos) para a Educação; o controle do trabalho docente; Contrarreforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular e a Carreira EBTT.