APES participa de reunião com docentes de GV

Organização política avança para enfrentar os desafios políticos e institucionais 

A APES esteve presente ontem, 11 de junho, em uma assembleia convocada por docentes do campus UFJF em Governador Valadares. O encontro teve por objetivo discutir a organização sindical de professores e professoras de Governador Valadares e a participação e atuação na Greve Geral do dia 14 de junho. A conversa também pautou as condições de trabalho, as demandas e dificuldades enfrentadas pela categoria neste campus.

Segunda a presidente da APES, Marina Barbosa, os processos de mobilização em Governador Valadares vêm crescendo e a APES tem estabelecido contatos para apoiar e atuar conjuntamente, fortalecendo a presença desses professores na base do sindicato. A professora avalia que o encontro foi produtivo: “o debate foi feito, muitas questões foram esclarecidas e nós avançamos muito na compreensão do papel político do sindicato, do funcionamento da APES e da nossa relação com o ANDES-SN. E a importância que foi dada a esses professores sobre o processo organizativo sindical para enfrentar as condições de trabalho, para enfrentar os ataques postos hoje para as instituições de ensino e para cada professor e professora”.

Segundo a professora Marina, os professores e professoras estabeleceram uma comissão provisória com o objetivo de desenvolver a discussão sobre a sindicalização, sobre a presença e atuação na APES.

A APES se comprometeu a produzir materiais específicos sobre o sindicato, seu funcionamento e o papel dos conselheiros. Atuando nas lutas nesse período, a APES fortalecerá a presença em Governador Valadares “para que a gente possa, a partir desse trabalho político de base, desenvolver uma interseção maior, elegendo conselheiros e conselheiras e a partir daí, aprofundar a discussão sobre como podemos superar esse isolamento político, enfrentar a questão objetiva da distância e poder ter a presença maior da APES em GV”. Esta conversa será aprofundada ainda nesse semestre, com a presença da direção da APES em Governador Valadares, onde será avaliada a possibilidade da presença do assessor jurídico da APES para discussão da Reforma da Previdência.