Atos no dia 05 atentam para os ataques à educação

Os últimos dias 04 e 05 de dezembro foi Dia Nacional de Lutas pela educação. Entidades e Instituições de todo país promoveram atividades de defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. No dia 04, a Apes promoveu conjuntamente, com a UFJF e o Sintufejuf, uma mesa sobre os 30 anos da Constituição Brasileira. No dia 05, dois atos marcaram a data de mobilizações em Juiz de Fora.

Por volta do meio dia, a Apes e o Sintufejuf promoveram uma panfletagem no IF Sudeste MG, Campus Juiz de Fora. O objetivo era chamar a atenção para a importância dos Institutos Federais, seus benefícios para a sociedade e defendê-lo das ameaças que vem sofrendo. Participaram da panfletagem representantes da Apes, do Sintufejuf, do Grêmio Estudantil Técnico Universitário (GETU) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Às 17h, em frente a Escola Normal, no centro de Juiz de Fora, foi realizado um ato em Defesa da Educação e pela Liberdade de Ensino. O ato foi organizado pelas principais entidades do setor da educação na cidade: Apes, Sintufejuf, Sinpro e SindUTE. O diretor da Apes, Augusto Cerqueira, em sua intervenção no ato, ressaltou a importância de se promover momentos como esse: “Estamos aqui em defesa da educação pública e em defesa da liberdade de expressão e de ensino, que é fundamental nesse momento de ataques, em que ideias conservadoras têm sido trazidas de volta, além de propostas repressivas que fazem a gente voltar mais de cinquenta anos na nossa história, onde a censura e a falta de liberdade se coloca cada vez mais pra nós professoras e professores.”

Assista a reportagem feita pela TV Alterosa no link:https://www.facebook.com/alterosajf/videos/330165877573572/
(De 4 munitos e 15 segundos até 7 minutos e 50 segundos.)