Confira a mobilização contra as reformas da previdência e trabalhista

Rodada de assembleias vai debater mobilizações para o dia 15 de março e índice de reposição salarial para campanha dos Servidores Públicos Federais

        

O Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor das Ifes) do ANDES-SN se reuniu nos dias 10 e 11 de fevereiro em Brasília (DF) e deliberou pela realização de uma rodada de assembleias gerais nas seções sindicais, entre 15 de fevereiro e 10 de março, para discutir as ações locais a serem realizadas no dia 15 de março – Dia Nacional de Lutas com greves, paralisações e mobilizações para construção da greve geral-, e debater também o índice de reposição salarial para a pauta unificada dos servidores públicos federais (SPF). Além disso, durante a reunião do Setor foram discutidos os encaminhamentos do 36° Congresso do ANDES-SN, realizado em janeiro desse ano, o enfrentamento às contrarreformas Previdenciária e Trabalhista, e a revogação da lei da contrarreforma do Ensino Médio, aprovada no último dia 8.

Na reunião, os docentes decidiram que no encontro do  Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), a ser realizado no dia 21 de fevereiro em Brasília, seja solicitada a extensão do prazo para definição sobre o índice de reposição que constará na pauta de reivindicações unificada dos SPF, para que seja possível o amplo debate nas seções sindicais, nas assembleias que devem ocorrer até o dia 10 de março.

Com informações do ANDES-SN – http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8661

Leia o relatório da reunião.

Leia também o relatório da reunião ampliada do Fonasefe.

            A APES realiza assembleia no dia 08 de março para discutir a conjuntura e encaminhamentos para as lutas contra as reformas da previdência e trabalhista, greve no dia 15 de março e organização das atividades. Além disso, os docentes vão deliberar sobre a participação da APES nas comissões institucionais da UFJF e do IF Sudeste MG.

            O dia 08 de março também será de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o painel “Feminicídio e Luta das Mulheres”, seguido de um coquetel na sede da APES.

 

            Visando a união dos trabalhadores no combate às contrarreformas da previdência e trabalhista,  ANDES, CSP- Conlutas e Fonasefe estabeleceram a estratégia de resistência à retirada de direitos, com destaque para a construção do 15 de março.

 

Andifes vai realizar ato em desagravo a Roberto Leher

            A A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizará no dia 20 de fevereiro, no Rio de Janeiro, um ato de desagravo ao reitor da UFRJ, Roberto Leher, e à estudante Thais Zacharia, ex-presidente do Centro Acadêmico de Engenharia da Universidade. Eles são alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) devido à participação e divulgação do evento “UFRJ em defesa dos direitos sociais, políticos e conquistas democráticas”, realizado em abril do ano passado.

O ato contará com reitores de universidades de todo o país e será realizado na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo. A programação inclui um seminário sobre autonomia universitária, às 9h, e um debate sobre a conjuntura econômica, às 14h. No fim do dia, às 17h30, os dirigentes realizarão na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) um ato em defesa da instituição, que se encontra em grave crise financeira.

Contribuições para a Revista Universidade e Sociedade poderão ser enviadas até 30 de abril

            As contribuições para a Revista Universidade e Sociedade do ANDES-SN poderão ser enviadas para o email andesregsp@uol.com.br por professores e professoras interessados até o dia 30 de abril de 2017. A diretoria do Sindicato Nacional deliberou que o tema central do número 60 será “Dívida pública e contrarreformas: previdência, trabalho e educação”. A edição deverá ser lançada no 62º CONAD do ANDES-SN.
A Revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, cujo intuito é fomentar as pesquisas, debates e experiências no âmbito da pesquisa acadêmica bem como oriundas das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelos docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.
Além dos artigos temáticos, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura da universidade, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho, questões de cultura, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

 Clique aqui para ver a normatização dos artigos

 

 

Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.