Confira as informações da mobilização docente

Docentes aposentados se reúnem na APES para discutir ações dentro da questão do artigo 192

Mandados de segurança começam a dar respostas positivas aos docentes

                Professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG, impactados pela questão do artigo 192, estiveram reunidos na APES, na tarde de terça feira, 19 de setembro, para discutir e  receber informes da luta que a APES  está empreendendo na defesa dos aposentados. A boa notícia é que 3, dos quase 30 mandados de segurança impetrados na justiça, resultaram em liminares favoráveis e, como consequência, alguns docentes já não terão os valores descontados a partir de setembro. A expectativa da assessoria jurídica do sindicato é de que o entendimento utilizado nessas liminares indique o resultado final da ação, favorecendo a causa dos aposentados. Os mandados de segurança forma impetrados em nomes de pequenos grupos de até cinco docentes. Para saber o número do processo no qual o docente está inserido e outras informações a respeito da ação, professores e professoras podem entrar em contato com a secretaria da APES.
Com relação à necessidade da retroação dos valores pagos nos últimos cinco anos, Leonardo de Castro, Assessor Jurídico da APES, informou que a Administração Superior ainda não se moveu e que ela está de posse do Processo Administrativo da APES  que argumenta contra a cobrança dos valores.


Professores e professoras reunidos na sede da APES discutem questão do artigo 192

 

Sara Granemann vai falar, em Juiz de Fora, sobre o falso deficit da previdência

                A professora Sara Granemann, Professora Doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai estar em Juiz de Fora falando sobre a contrarreforma da previdência. O evento, organizado pela APES e Sintufejuf, se realiza no anfiteatro da Faculdade de Serviço Social da UFJF, no dia 28 de setembro, às 19h.

Granemann tem sido bastante requisitada para falar sobre a contrarreforma da previdência já que, em seus estudos, garante que o propalado deficit  na verdade é uma grande farsa repetida diariamente na midia. Explica também que o governo federal faz um malabarismo de números, retirando da conta uma série de recursos que ele mesmo deveria, por lei, destinar.

Sara Granemman é graduada em Serviço Social pela Fundação Universitária do Alto Vale do Rio do Peixe/SC (1985); especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná/PR (1988); mestre (1996) e doutora (2006) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1994. Pós-doutorado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (2014)

 

Presidente do ANDES vem a Juiz de Fora para debater conjuntura

             A Presidente do ANDES-SN, Eblin Farage, vai estar em Juiz de Fora, no dia 04 de outubro, para uma palastra sobre a Conjuntura de Retirada de Direitos e a Resistência dos Trabalhadores: Perspectivas da Unidade de Classe. Serão dois eventos: às 10h, no IF Sudeste MG, no Auditório do Bloco A e às 17h, na UFJF, no Auditório da Faculdade de Educação.

 

Confira a Agenda de Luta

           

 

APES realiza campanha de doação de alimentos para o MST

               A APES está recolhendo alimentos para doação ao acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, em Coronel Pacheco. As doações podem ser entregues na sede da APES, no campus da UFJF, entre 8h e 18h.