Docentes se preparam para enfrentar o pacote do governo

A greve da categoria docente será discutida em reunião ampliada no próximo dia 23 de julho, às 16h, na sede da APES. 

Greve da educação e da categoria começa a ser organizada

Diante dos desafios colocados pelo projeto de educação do atual governo, a categoria docente deverá atender ao chamado, nos próximos dias, para a construção de ações estratégicas de luta em defesa das instituições públicas de ensino.

No dia 10 de julho, o Ministério da Educação anunciou a elaboração de um projeto de reforma da “autonomia financeira” da educação superior pública.  O projeto será apresentado a reitores e pró-reitores de planejamento das Universidades Federais em reunião institucional no MEC, com a presença do INPEP, durante esta semana (15 a 190 de julho).

O Programa Ministerial poderá promover o mais profundo ataque à universidade pública, ferindo sua autonomia e impondo categoricamente sua privatização.

Saiba mais sobre este ataque lendo o MANIFESTO DE ALERTA EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E GRATUITO.

O plano de privatização das instituições federais de ensino se soma ao pacote de ataques do governo federal, que já atinge universidades e institutos federais de todo o país,  com os cortes orçamentários , a perseguição ideológica e a intervenção direta do governo federal na eleição de reitores.

13 de agosto: Greve Nacional da Educação

Nesse sentido, docentes reunidos no 64º Conselho do ANDES aprovaram a consolidação da Greve Nacional da Educação, em ampla unidade com as demais entidades da educação. A greve será no dia 13 de agosto e foi convocada inicialmente pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), juntamente com outras entidades representativas da classe, e está incorporada ao calendário da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).

Greve da categoria

O cenário de ataques às instituições públicas de ensino indicam que as mobilizações deverão ser intensificadas. A greve da categoria docente será discutida em reunião ampliada no próximo dia 23 de julho, às 16h, na sede da APES.