Entidades se reúnem para mobilizações do Dia do Basta

Sindicatos, trabalhadores e estudantes se reuniram nesta sexta-feira, 10 de agosto, para uma mobilização nacional, que recebeu o nome de ‘Dia do Basta’. Convocada pelas centrais sindicais, visando a campanha salarial 2018. Em Juiz de Fora, a mobilização se iniciou com uma concentração às 6h na reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora e posteriormente, às 9h, seguiu para um ato público no Museu de Arte Murilo Mendes.

A mobilização nacional teve como objetivo a campanha salarial 2018 e a defesa da data base do serviço público. Além disso, os trabalhadores protestaram contra o desemprego e medidas do governo como privatizações, reforma da previdência, cortes de bolsas CAPES e do orçamento para Ciência e Educação.

O presidente da APES, Rubens Luiz Rodrigues, declarou que as lutas vão se intensificar contra essas tentativas de jogar a população brasileira em uma situação de miséria e desigualdade social. O presidente do ANDES, Antônio Gonçalves, participou do ato e reforçou que a mobilização é de interesse de toda a classe trabalhadora. Para Antônio, o último dia dez foi “um dia de dizer basta a esse desgoverno. Basta aos ataques que nossa classe tem sofrido no último período e que se intensificou com a ruptura democrática em 2017, quando foram aprovadas a emenda constitucional 95, a reforma trabalhista, a terceirização ampla e irrestrita e a reforma do ensino médio, que tange os trabalhadores da educação e envolve também os estudantes e a juventude.”