Professores aprovam indicativo de greve para 17/05

Os professores da UFJF do IF Sudeste Mineiro aprovaram em assembléia, na tarde de 25/04, o Indicativo de Greve da categoria para o dia 17/05, com nova assembléia no dia 10/05 para a discussão da Pauta Local de Reivindicações e outra, no dia 15/05, para avaliação de conjuntura e possível deflagração da greve.

Os docentes destacaram a atual desvalorização dos salários em comparação com outras categorias do serviço público e até mesmo em relação aos próprios salários na década de 90 e criticaram a morosidade das negociações que parecem mais uma tática do governo para conter o movimento. Denunciaram também a falta de reajustes salariais desde julho de 2010 e a posição do governo em não reconhecer nenhum desgaste salarial nas Instituições Federais de Ensino.

Os professores lembraram ainda que o acordo fechado com o governo em agosto de 2010 foi uma proposta do próprio governo. Embora não plenamente satisfatório  foi aceito pelos docentes dada a análise de conjuntura daquele momento. No entanto, nem os 4% – que poderiam amenizar o desgaste salarial frente a inflação – foram pagos nem a nova proposta de carreira foi concluída. Como se não bastasse, o novo representante do Ministério do Planejamento desconsiderou todo o trabalho realizado pelo GT e ainda afirmou não reconhecer necessidade de reajuste em 2012 para os docentes das IFE.

Professores votando indicativo de greve em assembleia

 

Clique aqui e confira um estudo comparativo entre o salário do Professor Federal e de outras categorias do serviço público