Setor das Federais discute situação das instituições e define agenda de lutas

No último fim de semana, o Professor Jalon de Morais Vieira foi à Brasília para representar a APES na Reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do ANDES-SN.

Levantamento de informações pela APES

Atendendo à solicitação do sindicato nacional, o Professor Jalon levou à reunião as informações enviadas pelas reitorias da UFJF e do IF Sudeste MG. “Pelo quadro que nos foi apresentado, desde 2016, nessas duas instituições que compõem a base da APES, percebemos que há uma redução no repasse de recursos de custeio e de capital. Isso acaba sendo preocupante para os próximos anos, pois essa redução progressiva vai impactar o desenvolvimento das atividades nessas duas instituições”, disse o professor. Também como parte da solicitação do ANDES, o professor deu informes sobre as formas de controle e registro do trabalho docente. Segundo Jalon, foi informado que o IF já apresenta uma maneira de acompanhar a atividade docente, um registro que foi amplamente discutido, aprovado pelo CONSU do instituto e que substituiu a folha de ponto. Na universidade, um formulário padrão ainda está em desenvolvimento.

Agenda de lutas

Foi feita uma discussão sobre as deliberações do 63º CONAD com o objetivo de construir um plano de ações. Segundo o Professor Jalon, foi estabelecida uma agenda de mobilizações, com datas definidas para lutas contra o assédio moral, contra o assédio sexual e contra o racismo. “Houve ainda uma discussão sobre a importância do estabelecimento de uma centralidade para a luta da categoria docente. E houve uma análise de conjuntura pertinente e preocupante em função do atual cenário, que envolve a eleição para a presidência da República.”

Reunião conjunta

No domingo, em reunião conjunta entre o setor das IFES e o Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES), foi debatido o tema e a provável data do Encontro Nacional Sobre a Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Informes – 40 anos da APES

O Professor Jalon aproveitou a ocasião para informar sobre os 40 anos de conquistas da APES completados em 2018, e convidou os companheiros e companheiras para a reabertura da sede no dia 10 de agosto.

Fotos: ANDES-SN