VI Encontro Intersetorial começa nesta sexta (9)

Com o desafio de unificar as ações do ANDES-SN na nova conjuntura aberta pelo ciclo de lutas enfrentado pelos docentes, será realizado de 9 a 11 de novembro, em Brasília, o VI Encontro Intersetorial do ANDES-SN. A realização do encontro foi proposta pela diretoria do Sindicato Nacional no 57º CONAD, em Parnaíba (PI), a partir da necessidade de reunir os três setores representados pela entidade e tendo como objetivo elaborar uma política comum de ação, trocar experiências e aprofundar a discussão sobre o processo de enfrentamentos da categoria docente.  Os professores, Paulo Cesar Ignácio, Agostinho Beghelli, Clarice Cassab e Amanda Chaves estão representando a APESJF nesta reunião.
O VI Encontro Intersetorial terá o objetivo de fazer uma reaproximação entre os setores que fazem parte do ANDES-SN, para identificar pontos comuns de luta e tirar uma política unificada de ação. “A precarização nas condições de trabalho, a desconstituição de direitos, a criminalização da divergência, o assédio moral, o adoecimento docente e o produtivismo são problemas enfrentados tanto pelos professores das Instituições Federais, quanto das Estaduais, Municipais e Particulares. Devemos, portanto, ter uma política comum de enfrentamento a esse problemas” avalia Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN.

Para o 2º Secretário do ANDES-SN e encarregado pela organização do evento, Paulo Rizzo, o desafio do VI Encontro Intersetorial será unificar a ação do sindicato numa nova conjuntura, que já estava sendo desenhada no 57º Conad, em julho, marcada pela  experiência de luta das Ifes e Iees/Imes e o enfrentamento de demissões nas particulares.

“Passamos por ricas experiências de mobilização e se viu a necessidade de mais uma vez reunir os três setores do ANDES-SN para discutir a defesa da categoria e do Sindicato Nacional e a sua construção na conjuntura aberta pelo ciclo de lutas travadas no último semestre pelos docentes”, avalia Rizzo.

Diferente dos Congressos e Conads do ANDES-SN, o Encontro Intersetorial não tem caráter deliberativo, e sim organizativo. Ou seja, terá função de articular as ações e atividades do Sindicato Nacional para o próximo período. Para dar conta dessa tarefa, o VI Encontro Intersetorial foi organizado de forma a promover a reflexão, o debate e também a troca de experiência entre os docentes.

Programação
O VI Encontro Intersetorial começará na noite da sexta-feira (9). Após a abertura, haverá o painel “A luta em defesa da liberdade de organização sindical: reforma sindical e o Acordo Coletivo Especial (ACE); a Lei de Greve no Serviço Público e os Projetos de Leis sobre terceirização”. Os palestrantes serão o diretor da CSP Conlutas Sebastião Carlos (Cacau) e o diretor do ANDES-SN Paulo Rizzo.

No sábado (10) pela manhã, o segundo painel debaterá “Os desafios da defesa e da construção do ANDES-SN a partir do último ciclo de mobilizações”. Os expositores serão a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, e o secretário-geral do Sindicato, Márcio Oliveira. À tarde haverá uma mesa que debaterá as experiências de mobilização a partir dos trabalhos de base. À noite, a partir das 18h, grupos de discussão debaterão as estratégias de ação do Sindicato e a valorização do trabalho docente”.

Os grupos de discussão continuarão no domingo de manhã debatendo as estratégias de ação do Sindicato e a organização do trabalho de base. Às 14h haverá a plenária final e, às 16h, o encerramento.

Apesar de o Encontro Intersetorial não ser deliberativo, podem ser tirados encaminhamentos de acordo com as políticas já definidas em Congressos e Conad. Os participantes são indicações pelas seções sindicais, sem limites de representação. No 57º Conad foi aprovada uma planilha de financiamento para diversas seções sindicais pequenas, que não teriam recursos de enviar representação.

Acesse aqui a programação.