SemanApes

Semana Nacional de Mobilização em Juiz de Fora
tem debate na quarta feira (28) e e paralisação na próxima sexta feira (30)

A última Assembleia Geral, realizada no dia 14 de agosto, deliberou pela adesão dos professores do IF Sudeste MG e da UFJF ao Dia Nacional de Paralisação, marcado para 30 de agosto. Haverá, neste dia, um ato no calçadão da rua halfeld à tarde, com concentração nas escadarias da Câmara Municipal.

O dia de luta foi convocado pelas centrais sindicais brasileiras após balanço positivo da última paralisação nacional no dia 11 de julho. A mobilização visa pressionar o Governo Federal e o Congresso Nacional a atenderem as reivindicações contidas na pauta unificada das centrais.

No último dia 6 de agosto, manifestações em todo o país, também organizadas pelas centrais sindicais, reivindicaram o arquivamento do PL 4330/2004, que amplia e consolida a terceirização no país. A pressão fez com que a votação do projeto de lei, que seria agosto, fosse adiada para setembro. Na avaliação da CSP Conlutas, o adiamento foi uma grande conquista. A central reforça a importância do Dia Nacional de Paralisação para a luta contra o PL 4330/2004.

“Precisamos fortalecer a mobilização para realizar mais um grande dia nacional de paralisação em 30 de agosto, quando demonstraremos nossa insatisfação com as políticas dos governos em relação aos serviços essenciais como educação e saúde públicas e com os constantes ataques aos direitos dos trabalhadores”, afirma Marinalva Oliveira, Presidente do ANDES-SN, em declaração ao site do Sindicato Nacional.

A APESJF-SSind convida os docentes para a mesa “Conjuntura nacional e os movimentos de rua” com os professores Vitória Mello (CSP-Conlutas) e Luiz Antonio da Silva Peixoto (Filosofia/UFJF). O evento será realizado no dia 28 de agosto, às 18h, na sede da Seção Sindical.

Mesmo com ‘reajuste’, docentes das IFE já amargam perdas salariais aponta estudo

O salário de boa parcela dos docentes das Instituições Federais de Ensino já apresenta defasagem em julho deste ano, segundo levantamento feito pela subseção do Dieese no ANDES-SN. Nas tentativas de negociação com o governo federal, durante a greve histórica de 2012, o Comando Nacional de Greve do ANDES-SN já apontava, em projeções feitas com base na expectativa de inflação para este ano, que a proposta de reajuste apresentada pelo governo não recomporia as perdas salariais - amargadas desde 2010 - e, muito menos, garantiriam ganho real na remuneração da categoria.

"O estudo confirma o problema que já alertávamos durante a greve. Apesar da intensa campanha de mídia do governo federal, que dizia estar concedento reajuste de 40%, nós sabíamos que o acordo era muito ruim, que haveria perdas e, assim, não apenas Juiz de Fora, como a imensa maioria das assembleias docentes em todo o país, rejeitou o acordo, que ainda por cima desorganizava a carreira. A falta de respeito se ocompletou com a assinatura de um acordo com uma entidade que não representa os docentes", resumiu Paulo César Ignácio, presidente da APESJF
A pesquisa apresenta o cálculo da evolução salarial dos professores da Carreira do Magistério Superior entre 1 de julho de 2010, quando entrou em vigor a última parcela do reajuste previsto na Lei 11.784/2008, e 31 de julho de 2013. Os resultados são equivalentes para a Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Ebtt).

 

Leia mais sobre o estudo

Lei da Mídia Democrática é lançada nacionalmente

Na última quinta-feira (22), a Lei da Mídia Democrática, projeto de inciativa popular para a regulamentação dos setores de rádio e televisão, foi lançada nacionalmente em Brasília, na Câmara dos Deputados. O lançamento contou com várias representações dos movimentos sindical e social.

Você já assinou?

Apesar do que diz a Constituição de 1988, no Brasil há uma grave situação de concentração monopólica da mídia: poucos grupos privados e menos de dez famílias são donos dos meios de comunicação.

A Lei da Mídia Democrática propõe a regulamentação dos artigos da Constituição de 1988 que garantem a pluralidade e diversidade e impedem monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação de massa, estabelecendo princípios para a radiodifusão sob concessão pública. O documento está baseado nos resultados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009.

Para ingressar no Congresso como vontade popular, o projeto deve receber 1,3 milhões de assinaturas de apoio. A APESJF-SSind é ponto de coleta de assinaturas para o projeto. Você já assinou? Fortaleça essa luta!

APESTV conversa com Ludmila Bandeira, representante do MST

Ludmila Bandeira, representante do MST fala sobre a vitória do Movimento com a aquisição, pelo INCRA, da fazenda Fortaleza Santana no municipio de Rio Novo e sobre o julgamento dos acusados pelo massacre de Felisburgo

Clique aqui para assistir a matéria

Já estão à venda as mesas para o baile da APESJF

 


Os convites para a tradicional festa promovida pela APESJF-SSind já estão à venda na sede da Seção Sindical. A mesa, com quatro lugares, custa R$ 250. O valor pode ser parcelado. O Baile Docente será realizado no dia 26 de outubro, sábado, às 22h, no Metropolitan Hall (Avenida Rio Branco, 3.820 - Bairro Alto dos Passos).