SemanApes

APESJF se reúne com reitor do IF Sudeste MG e reivindica a constituição da Comissão de Saúde no Instituto

Uma comissão de docentes composta por diretores da APESJF e pelo Conselheiro da Seção Sindical, Marcus Vinícius Leite, esteve reunida, nesta sexta feira, 11 de outubro, com o Reitor do IF Sudeste, Profº Paulo Paulo Rogério Araújo Guimarães. Os docentes reivindicaram a criação da Comissão de Saúde para acompanhamento do plano de saúde do IF. Paulo Rogério disse que vai levar a proposta à próxima reunião do Conselho Superior do Instituto. A comissão seria então composta por representantes da APESJF, Sinasefe e da Administração Superior. O reitor se comprometeu em dar uma resposta à APESJF assim que o Conselho Superior deliberar sobre a questão.

 

 

APESJF enviou carta aos docentes denunciando
a má gestão do plano de sáude da UFJF

    

A APESJF enviou, em 03 de outubro, carta aos sindicalizados com considerações sobre a renovação do planos de saúde UNIMED/UFJF, incluindo os fatos que levaram ao aumento surpreendente nas mensalidades do novo contrato.

Clique aqui para ler a carta

 

               

Conlutas organiza manifestação contra privatização do petróleo em Juiz de Fora

 

A Conlutas - Central Sindical e Popular está organizando um ato em Juiz de Fora, em protesto contra o leilão do campo petrolífero de Libra. A manifestação vai se realizar em frente ao Banco do Brasil, na rua Halfeld, na quinta feira, dia 17 de outubro, às 16h, em conjunto com outras entidades, inclusive a Central Única dos Trabalhadores - CUT.   
O movimento dos trabalhadores organiza, nesse dia, manifestações em todo o país. A Central ressalta que é preciso lutar para impedir que o governo federal cometa esse crime contra o povo brasileiro.

Leilão está marcado para o dia 21 de outubro
O leilão do campo de Libra está marcado para 21 de outubro, segunda-feira, e será a maior privatização já vista no país, caso aconteça. O governo justifica que o dinheiro arrecadado no leilão é para fazer caixa a fim de pagar juros e amortizações da dívida pública. Ou seja, além de entregar o petróleo para as multinacionais, nenhum centavo ficará para o povo. Tudo irá para os bancos, os mesmos donos das multinacionais petrolíferas que estão levando embora as riquezas do nosso subsolo. O atual governo não só deu continuidade à política de privatização, mas, ao assumir, entregou mais blocos de petróleo que FHC em oito anos.    

          

Sindicatos trabalham para fortalecer Conlutas na região da Zona da Mata


A APESJF participou, nesta quinta feira, dia 10 de outubro, de uma reunião com o Sind-UTE e outras entidades com o objetivo fortalecer a a Conlutas - Central Sindical e Popular, na Zona da Mata. Durante o encontro, foi estabelecido um calendário de lutas para a região.

A Central, que tem forte base em todo o estado, agora se organiza e se fortalece na região de Juiz de Fora. Após o ato do dia 17, nova reunião se realiza, no dia 21, na sede do Sind-UTE, agregando sindicatos que não estão filiados a nenhuma central.

O ANDES-SN é filiado à Conlutas. Saiba mais em http://cspconlutas.org.br/

                  

Encontro do MML: Mulheres denunciam violência na greve docente do Rio, no morro da Rocinha e nas ruas da Índia

               


http://2.bp.blogspot.com/-iYOWuGbM8WQ/UlM1JGcPiRI/AAAAAAAACO8/BFmqgRkLnGY/s640/terceiro.jpg

“Nós, mulheres, temos que ser fortes como eu fui e estou sendo. Os policiais da  UPP [Unidade de Policia Pacificadora] do Rio sumiram com meu marido [Amarildo], minha família foi machucada, minha sobrinha sofreu tortura, fizeram ela comer vidro, queimaram ela (…).  As pessoas ficam quietas, não têm disposição para fazer o que eu estou fazendo".  Elisabeth Gomes da Silva, moradora da Rocinha (RJ) companheira do pedreiro desaparecido Amarildo.

“As mulheres são maioria nessa greve dos profissionais em Educação no Rio. A força policial foi solicitada para retirar 140 mulheres da Câmara dos Vereadores ocupada contra a aprovação do Plano de Cargos e Salários. [Na ação] não foi só gás de pimenta [que utilizaram], mas taser [choque] no lado esquerdo do nosso peito”. Susana Gutierrez diretora do Sepe RJ à frente da greve dos profissionais do Rio.

Esses foram alguns dos relatos feitos pelas palestrantes convidadas à mesa de debate sobre a violência contra a mulher neste domingo (6), último dia do 1° Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta.

 

Clique aqui para ler a matéria completa

Notícia do site http://mulheresemluta.blogspot.com.br

 

Sesu/MEC prorroga resposta ao ANDES-SN acerca de negociação sobre carreira

     

Apesar de já ter afirmado, em momentos anteriores, estar disposto a discutir os conceitos propostos no plano de carreira defendido pelo ANDES-SN, o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Speller, não apresentou avanços em relação aos encaminhamentos internos ao governo para iniciar a negociação sobre a reestruturação da carreira com o Sindicato Nacional, na reunião com diretores do ANDES-SN realizada na manhã desta quarta-feira (9).

No último encontro, em 18 de setembro na sede do Sindicato Nacional, ficou acertado que o secretário da Sesu apresentaria, nessa reunião de outubro, retorno sobre questão, além de prosseguir o debate em relação a outros pontos da pauta, o que foi novamente prorrogado.

“Temos aqui uma interlocução no sentido de que quando você abre uma discussão conceitual sobre a carreira, você não está abrindo ainda discussão de negociação com o Ministério da Educação, de revisão de carreira, de níveis salariais, etc”, admitiu. Speller reconheceu ser importante discutir conceitualmente a carreira, demanda defendida pelo ANDES-SN em reuniões anteriores, para responder os desafios colocados nas universidades federais.

Clique aqui para ler matéria completa

 


Assessor jurídico da APESJF esclarece sobre o Funpresp

O assessor jurídico da APESJF fala sobre o Fundo de Previdência do Servidor Público Federal - Funpresp. Na entrevista ele comenta a respeito dos riscos do fundo e detalha a situação dos professores que entraram antes de 2003 e entre 2003 e 2013.

Clique aqui para ver a matéria