SemanApes

Dia do professor foi marcado por protestos em todo o brasil em apoio aos docentes cariocas

O Dia do Professor foi marcado por manifestações em várias cidades do país na terça-feira 15 de outubro. Os protestos centraram força no apoio aos professores, duramente reprimidos pelo governo estadual do Rio de Janeiro, em greve desde o dia 8 de agosto por melhores condições de trabalho. Em Juiz de Fora, o ato teve início ás 17hs com concentração em frente à Câmara dos Vereadores. A manifestação seguiu pela Rua Halfeld até a Avenida Getúlio Vargas, onde o trânsito foi bloqueado, chegando até a praça Antônio Carlos.

Foto Midia Ninja

Manifestantes na Rua Halfeld

Brasil inteiro protesta contra o descaso com a educação

De norte a sul, o Dia do Professor foi marcado pelas Seções Sindicais do ANDES-SN com atos públicos, debates, atividades culturais e festivas. O Sindicato Nacional reforçou as milhares de vozes que clamaram em todo o país, nesta terça-feira (15), em defesa da educação pública, pela valorização dos profissionais da educação e em solidariedade aos professores em greve. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, entidades sindicais e de movimentos sociais fizeram protestos simultâneos, nos quais milhares marcharam em defesa da educação pública. Em São Paulo, a atividade se concentrou no Largo da Batata, às 16h. Estudantes da USP e da Unicamp fizeram passeata rumo ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, pela democratização das estruturas de poder nas universidades, exigindo eleições diretas para reitor e por uma estatuinte livre, democrática e soberana. O ato também manifestou solidariedade aos educadores do RJ, que se reuniram também pela tarde, na Candelária, centro. A manifestação unificada no Rio reuniu profissionais da educação, que além de defender a educação pública, gratuita e de qualidade, protestaram contra a ameaça de demissão de cerca de 400 educadores da rede estadual e pela reabertura das negociações entre os governos municipal e estadual e os professores grevistas.
 

Protestos do Rio de Janeiro

Se no Rio os governos estadual e municipal não atendem às reivindicações dos professores e tenta intimidar o movimento com ameaças de demissões e forte repressão aos manifestantes pela polícia, em São Paulo o governo se vale da truculência e do autoritarismo para tentar conter a indignação de milhares de estudantes que estão mobilizados pela democratização das estruturas de poder nas universidades, exigindo eleições diretas para reitor.

Clique aqui para ler matéria completa

 

 

Divulgada portaria que estabelece diretrizes para promoção a Professor Titular

A Portaria nº 982, que estabelece as diretrizes gerais para fins de promoção à Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior e classe de Titular da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) das Instituições Federais de Ensino (IFE) vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (7). 
 
Por meio da circular nº 206/2013, o ANDES-SN encaminhou, na última quinta-feira (10), o conteúdo da portaria, na íntegra, para conhecimento das Seções Sindicais, Secretarias Regionais e diretores do Sindicato Nacional (confira).

Portaria nº 982 - página 1

Portaria nº 982 - página 2

ANDES-SN convoca 33º Congresso da entidade para fevereiro do próximo ano


O 33º Congresso do ANDES-SN foi convocado, nesta semana, pela diretoria da entidade para o período de 10 a 15 de fevereiro de 2014. O encontro acontece na cidade de São Luís (MA), sob organização da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), conforme deliberação do 32º Congresso, realizado neste ano, no Rio de Janeiro.

Clique aqui para ler matéria completa

 

               

Movimentos Sociais de Juiz de Fora protestam contra
privatização da exploração do petróleo

Trabalhadores de Juiz de Fora realizaram, nesta quinta feira, manifestação contra o leilão do Campo de Libra, considerado como uma das maiores privatizações da história do país. A avaliação é de que o campo tenha o valor de R$ 1,5 trilhão e está sendo leiloado por R$ 15 bi. "Um verdadeiro assalto ao patrimônio público", diz Felipe Fonseca da CSP Conlutas.

A APESTV esteve na pafletagem. Confira matéria clicando aqui

Na Justiça contra o leilão

Ainda na quinta feira, o ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras no governo Lula Ildo Sauer e o advogado Fábio Konder Comparato protocolaram na Justiça Federal, em São Paulo, uma ação popular pedindo a suspensão do primeiro leilão do pré-sal brasileiro, do campo de Libra, previsto para a próxima segunda-feira, 21.

De acordo com Sauer, atualmente professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, o leilão tem "ilegalidades flagrantes", sobre as quais não quis especificar, e contraria os interesses nacionais ao "seguir a política energética dos EUA e da China", para quem o objetivo é "a produção rápida para reduzir o preço".

Informação do site da folha de São Paulo

 

Petroleiros em greve contra o leilão

Os petroleiros de todo o país entraram em greve por tempo indeterminadocomo objetivo de impedir que os campos sejam gerenciados por empresas privadas.
"Os petroleiros exigem a suspensão imediata do leilão de Libra, a maior e mais importante descoberta de petróleo dos últimos anos, que o governo pretende ofertar às empresas privadas no próximo dia 21", diz a nota da  Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Exército contra os protestos

A presidente Dilma Rousseff convocou o Exército, a pedido do governo do Rio, para garantir a realização do primeiro leilão do pré-sal, do campo de Libra, na bacia de Santos, na próxima segunda-feira, 21. A mobilização contará com 1.100 homens do Exército, das polícias Federal, Rodoviária Federal, da Força Nacional, além de agentes das polícias Civil e Militar do Rio.


          

Ùltimos lugares para o baile da APESJF ainda estão à venda


Ùltimos lugares para o baile da APESJF ainda estão à venda. Ligue 3215 1286 e garanta seu lugar na festa