SemanApes

Movimentos Sociais de Juiz de Fora movimentam Grito dos Excluídos

No dia dedicado à lembrança da "Independência" do Brasil, cerca de 300 juizforanos foram às ruas pelo tradicional movimento de reivindicações “Grito dos Excluídos”.

Estavam presentes representantes de entidades, movimentos sociais comprometidos com a causa dos excluídos, sindicatos, igrejas, aposentados, estudantes entre outros. Dentre as pautas, o fim da corrupção, a municipalização do transporte público, buscando a redução da passagem de ônibus, melhorias nas jornadas de trabalho, reforma agrária e salários igualitários. Agentes da Polícia Federal também se juntaram ao movimento, protestando contra o controle político nas investigações realizadas pelo órgão.

O trajeto percorrido pelo grupo foi semelhante ao realizado pelo desfile cívico-militar: saindo da Avenida Rio Branco próximo à Rua Oscar Vidal e finalizando no Largo do Riachuelo.

Para o professor Joacir Teixeira de Mello destaca a importância das manifestações no sete de setembro: "o grito dos excluídos representa a manifestação dos movimentos sociais por uma verdadeira independência e autonomia do povo brasileiro"


Leia mais

Vice presidente da APESJF participa do
III Seminário Estado e Educação em Viçosa (MG)

O professor Agostinho Begheli, vice presidente da APESJF, é o representante de Juiz de Fora no III Seminário Estado e Educação, organizado pelo ANDES-SN, que se realiza entre dias 13 e 15 de setembro em Viçosa-MG. Esta é terceira edição do seminário que tem, entre os objetivos, aprofundar o debate sobre o papel do Estado no que diz respeito ao financiamento e responsabilidade em relação à educação básica, superior e pós-graduação, além de discutir as políticas públicas para a educação pública.

O Seminário apontará temas importantes, candentes na política de educação, para que sejam debatidos e aprofundados posteriormente no GT Política Educacional, para dar subsídios às nossas ações, inclusive para as resoluções e deliberações para o 33º Congresso.

Agostinho afirma que o encontro tem uma pauta que toca em ponto cruciais para a educação e para a luta docente: " Aqui nós vamos discutir sobre a relação entre Colégios de Aplicação (CAp), Cefets e Ifets. Também a politica de formação docente, carreira, reconhecimento de saberes e competências. Uma questão muito importante a ser discutida tanbém é a tentativa do Governo Federal de municipalizar a educação infantil, nos CAp", informa.

Questão da municipalização da educação infantil nos CAP será discutida dentro da Comissão de Educação da Câmara, que aprovou, por unanimidade, em 04 de setembro, requerimento da deputada Fátima Bezerra, solicitando audiência pública para discutir o papel das instituições de educação básica nas universidades federais.

 



Leia mais


ANDES-SN promove XI Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES em Brasília



Estudo preliminar sobre o financiamento de várias instituições do Setor no Brasil será apresentado na 11ª edição, que abordará temas como carreira docente, democracia e o projeto de educação defendido pelo Sindicato Nacional 

 “O projeto de educação superior defendido pelo ANDES-SN” é o tema central do XI Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES, que reunirá docentes e as Seções Sindicais do Setor entre os dias 27 e 29 de setembro, em Brasília. Financiamento público, democracia e carreira docente são alguns dos assuntos que serão abordados durante o Encontro.

“O Encontro não é uma instância deliberativa do ANDES-SN, mas, no caso do Setor das IEES/IMES, tem se tornado um espaço importante para discutir a política e o plano de luta”, afirma um dos coordenadores do Setor das IEES/IMES e 2º vice-presidente do ANDES-SN, Gean Santana.
Clique aqui para ver matéria completa


Lei do Piso - APESTV entrevista coordenadora do Sinpro-JF

No dia 19/09, ás 15h, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, professores e professoras da rede municipal e particular de Juiz de Fora vão estar reunidos em Audiência Pública para debater a aplicação da Lei do Piso Salarial na cidade. Quem fala sobre isso é a coordenadora do Sinpro-JF, Aparecida de Oliveira Pinto, em entrevista à APESTV.

Clique aqui para ver a matéria

 


BAILE DA APESJF

Os convites para a tradicional festa, promovida pela APESJF-SSind, já
estão à venda na sede da Seção Sindical. A mesa, com quatro lugares, custa
R$ 250. O valor pode ser parcelado. O Baile Docente será realizado no dia
26 de outubro, sábado, às 22h, no Metropolitan Hall (Avenida Rio Branco,
3.820 - Bairro Alto dos Passos).