SemanApes

Setor das Federais do ANDES indica necessidade de aumento na mobilização

                  O Setor das Federais do ANDES-SN realizado em seis e sete de abril, contou com a presença de 27 Seções Sindicais e indicou para as seções sindicais um calendário de atividades, visando aumentar a mobilização para a presença do maior número de docentes na Marcha de 24 de abril em Brasília, acompanhar o plebiscito nacional sobre EBSERH e manter as articulações com  Servidores Públicos Federais em âmbito local e regional
      Do ponto de vista do movimento docente, o setor indicou uma jornada de lutas na defesa da recomposição das perdas inflacionárias, da carreira docente e das condições de trabalho, que culminará na semana de 20 a 24 de maio, com indicativo de paralisação nas IFE no dia 22 de maio.
      Como parte do calendário de Lutas, a APESJF realiza em 21 de maio o painel  “A lei 12772 e os desafios do Movimento Docente” com a presença do vice presidente do ANDES-  Luiz Henrique Schuch. O evento tem caráter de mobilização dos docentes e marca a data de um ano da última greve.

Veja matéria sobre a derrota do plebiscito do HU no Conselho Universitário na APESTV

                 Com 29 votos favoráveis, 22 contrários e 1 abstenção, o Conselho Universitário da UFJF aprovou a adesão do Hospital Universitário da UFJF à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), na tarde/noite de 09 de abril. O posicionamento provocou a indignação de professores, técnicos-administrativos e estudantes que esperavam que o CONSU cumprisse sua tradição democrática e respeitasse o Plebiscito realizado no Hospital Universitário. “A decisão foi antidemocrática. Nós não entendemos a contradição do voto dos cinco Pró Reitores que optaram pela adesão, embora o Reitor Henrique Duque tenha defendido o respeito ao plebiscito e ter se posicionado desde 2011 contra a EBSERH. Estes votos consolidaram a derrota do plebiscito”, afirmou o professor Joacir Teixeira de Melo, representante da APESJF no CONSU.

                Outro ponto que causou indignação, foram os vários diretores de unidades da área de saúde, que já haviam referendado o plebiscito no Conselho Diretor do HU, que desrespeitaram mais essa instância deliberativa e votaram pela adesão à EBSERH.

Clique aqui para ver a matéria completa

Clique aqui para ver a matéria na APESTV

EBSERH poderá ser alvo de briga judicial

               O professor Almir Menezes Filho, Segundo Tesoureiro do ANDES-SN e coordenador do GT Seguridade Social e Aposentadoria informa que, a despeito da decisão do Conselho Universitário da UFJF, qualquer Professor ou Técnico Administrativo pode, diante dos primeiros atos da regulamentação da empresa em Juiz de Fora, entrar com uma ação civil pública contra a EBSERH. A ação poderá ter por base os argumentos utilizados na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público Federal de Brasilia, que enviou orientação para os MPs estaduais.

              Em curso ainda está o plebiscito nacional sobre a EBSERH que deve ter seus resultados divulgados na marcha sobre Brasilia em 24 de abril. Enquanto isso, ANDES e Fasubra pressionam para que a ADIn seja julgada o quanto antes.


ANDES-SN apresenta plano de lutas 2013 à Andifes e solicita agenda de reuniões



O ANDES-SN se reuniu na manhã de 9 de abril com representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para apresentar o plano de lutas 2013 para o Setor das Ifes, aprovado no 32º Congresso do Sindicato Nacional, realizado no início de março no Rio de Janeiro.

Leia mais