SemanApes

Docentes paralisam novamente em 25/04 para discutir indicativo de greve

Os professores da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembléia na tarde de 19/04, dia que marcou também a paralisação dos docentes destas instituições, resolveram aderir à paralisação dos Servidores Públicos Federais , marcada para o dia 25 de abril. O objetivo dos SPFs é pressionar o governo federal a negociar com o conjunto da categoria.
Neste mesmo dia, a representação docente se reúne em Brasília com o governo federal para dar continuidade às discussões do GT carreira, que avançaram pouco na reunião do dia 19/04, veja matéria neste SemanAPES.  
Na paralisação do dia 25/04, os professores da UFJF e do IF Sudeste vão se reunir novamente em assembléia, tendo como ponto de pauta o Indicativo de Greve na UFJF e IF Sudeste . Várias Seções Sindicais já votaram o indicativo (veja matéria abaixo).

 

Comissão Local de Mobilização  é constituída

A assembléia constituiu ainda uma Comissão Local de Mobilização (CLM) responsável pela organização da mobilização  conjunta com os SPFs no dia 25/04, que incluem a realização de um painel sobre carreira neste dia como uma das atividades a serem desenvolvidas  pelos professores da UFJ F e IF Sudeste.
A CLM será composta pela diretoria da APESJF, membros do Conselho de Representantes e demais professores interessados em contribuir com a mobilização do dia 25. A primeira reunião do CLM foi convocada para o dia 23/04 às 18h na sede da APESJF.

Os docentes indicaram a necessidade de que todos concordem com as modificações possam vir à APESJF assinar o documento, legitimando assim o processo.



Nota de Repúdio

A assembleia aprovou Nota de Repúdio à Lesbofobia e ao Machismo na UFJF, em vista do incidentes ocorridos na instituição nos quais uma estudante sofreu violência sexual e calouras recebendo trotes degradantes e preconceituosos.  Clique aqui para baixar a Nota na íntegra.


Professores votam durante assembleia da APESJF

 

Reunião GT Carreira avançou pouco

Reafirmando sua posição contrária à unificação das carreiras do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Ebtt), o governo iniciou a reunião nesta quinta-feira (19) apresentando alguns conceitos que organizam a posição do Ministério do Planejamento (MP) a respeito da carreira.

“Ninguém tem dúvida que Ebtt e MS têm o mesmo grau de relevância, mas suas peculiaridades têm que ser observadas de alguma forma e têm que ser tratadas em carreiras distintas. Mas é possível assegurar na legislação que sejam tratadas de forma equânime”, argumentou Marcela Tapajós, da Secretaria de Relações do Trabalho, SRT/MP.

Leia mais
.