SemanApes

Mais de 20 mil trabalhadores protestaram em defesa dos direitos dos trabalhadores

     Representantes do campo e da cidade, servidores públicos federais e da iniciativa privada, do setor petroleiro, gráficos, metalúrgicos. Jovens, aposentados, índios, negros, homoafetivos, homens, crianças e mulheres. Integrantes de movimentos de luta pela terra, pela reforma agrária e contra o capitalismo.  Ao todo, mais de 20 mil pessoas marcharam na Esplanada dos Ministérios na manhã desta quarta-feira (24), unidas em uma única voz: não ao ataque aos direitos dos trabalhadores!

Durante cinco quilômetros de percurso, os trabalhadores chamaram a atenção da população, de governantes e de parlamentares, e denunciaram as iniciativas do governo que atacam os direitos dos trabalhadores brasileiros, como o Acordo Coletivo Especial (ACE), a Reforma da Previdência e a criminalização dos movimentos sociais. Centenas de faixas, cartazes e bandeiras denunciaram a situação de precariedade vivida pelos trabalhadores do país, as formas de privatização da saúde e da educação, as condições dos representantes do campo, dos trabalhadores sem terra, e dos operários da usina de Belo Monte, vítimas do trabalho escravo, entre outras. Tantos casos e descasos relatados com indignação, por meio de protesto e palavras de ordem que diziam “O povo na rua, Dilma a culpa é sua”, e “Eu vim aqui fazer o quê? Parar o ACE e o direito defender”

.

Para os representantes das dezenas de entidades que organizaram a mobilização, a Marcha demonstra a integração de diversas categorias dos setores público e privado, movimentos sociais e populares contra a política econômica do Governo Federal, e mostram a força do movimento. A Marcha também é um chamamento para a continuidade da jornada de lutas nos estados, com a sequência de atos, debates e novas ações na defesa dos direitos.

Leia matéria completa clicando aqui

    

ANDES-SN entrega exemplares da Revista Dossiê Nacional 3 – Precarização das Condições de Trabalho nas Instituições Federais de Ensino ao MEC

Logo após a Marcha que reuniu mais de 20 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (24), o ato da educação foi marcado por uma série de atividades entre elas o lançamento da Revista Dossiê Nacional 3 – Precarização das Condições de Trabalho nas Instituições Federais de Ensino (IFE). Também teve destaque a divulgação oficial do resultado do Plebiscito Nacional sobre Ebserh, que apresenta posição contrária à Empresa pela grande maioria dos votantes – 60 mil votos em um total de 63 mil – e a plenária de rearticulação do Comitê Nacional da Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública Já! 
Marina Barbosa, 2ª secretária do ANDES-SN, lembrou que a revista é fruto de dossiês elaborados por várias seções sindicais, durante a greve de 2012, que desnudou a realidade do trabalho docente nas IFE. 

Após o lançamento da publicação, representantes do ANDES-SN foram recebidos no MEC pelo Secretário Executivo Adjunto, Francisco das Chagas Fernandes e fizeram a entrega formal de exemplares do dossiê a serem encaminhados ao ministro e seus secretários. Atendendo à reivindicação do ANDES-SN, que solicitou audiência para discussão da pauta de reivindicações no dia 26 de março, foi agendada, para a próxima segunda-feira (6), uma audiência do ANDES-SN com o Secretário de Educação Superior (SESU) Paulo Speller.

O resultado do Plebiscito Nacional sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares da Ebserh também foi entregue ao Secretário Executivo Adjunto do MEC, por diretores do ANDES-SN e da Fasubra, em nome das entidades organizadoras do Plebiscito. Veja aqui o ofício endereçado ao Ministro Aloízio Mercadante.

O resultado, que apresenta a posição contrária à Empresa pela grande maioria dos votantes – 60 mil votos contrários em um total de 63 mil – foi realizado entre os dias 2 e 19 de abril, nos Hospitais Universitários de todo o país. Leia mais aqui.


Marinalva e Schu entregam Revista Dossiê ao MEC

Leia matéria completa clicando aqui

Após Marcha, entidades são recebidas no Palácio do Planalto



Depois da realização da Marcha a Brasília, que reuniu mais de 20 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira (24), representantes das entidades organizadoras do ato, que compõem o Espaço de Unidade e de Ação, foram recebidos pelo Secretário Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Diogo de Sant'ana,  para tratar da pauta de reivindicações da manifestação, que já foi protocolada  mais de um mês junto ao Executivo. 

José Maria de Almeida, da CSP-Conlutas, pontuou os principais temas para os quais os movimentos esperam uma resposta do Governo Federal, como a flexibilização das leis trabalhistas, retirada de direitos dos aposentados, fator previdenciário, reforma agrária, concessão de benefícios fiscais ao empresariado, criminalização dos movimentos e assédio moral no serviço público, entre outros. 

Zé Maria cobrou de Sant’ana uma agenda com o Ministro Gilberto Carvalho, ausente por viagem ao exterior, para que houvesse um aprofundamento no debate e abertura de negociações com o Espaço de Unidade e de Ação, que representa uma parcela expressiva da classe trabalhadora brasileira. O coordenador da CSP Conlutas ressaltou o significado político da presença de milhares de trabalhadores nesta manhã, na Esplanada dos Ministérios.

Textos Assessoria do ANDES-SN

 


Docentes municipais entram em greve por tempo indeterminado

 

Após a paralisação nacional de docentes em defesa do cumprimento da lei do piso, realizada nos dias 23, 24  e 25, professores e professoras da rede municipal de ensino de Juiz de Fora resolveram entrar em greve por tempo indeterminado, após reunião realizada nesta quinta feira, 25, com a Prefeitura Municipal. As propostas da prefeitura foram rejeitadas pela unanimidade dos mais de 800 professores que compareceram à assembleia.
Aparecida Oliveira Pinto, coordenadora do Sinpro-JF, explica que a prefeitura não apresentou nada de concreto em relação às reivindicações dos docentes que já haviam aprovado este indicativo nas assembleias anteriores.
Uma das reinvindicações era que,  para se adequar à lei do piso, a prefeitura deveria regulamentar a jornada de um terço para atividades extraclasse, o que a PJF prometeu apenas para 2014.

Com as perdas salariais acumuladas, os docentes indicam a necessidade de reposição de 14,74% ao que a PJF afirmou conceder reajuste linear a ser anunciado posteriormente, sem, no entanto, indicar números.
Uma nova assembleia será realizada na próxima quinta-feira, 2 de maio, às 14h, no Teatro Pró-Música, mas a categoria, que passou a sexta feira 26 de abril no calçadão colhendo assinaturas de apoio da população, pretende ser recebida pela prefeitura antes disso.


Jornada Nacional de Lutas

APESJF debate democratização na comunicação e realiza curso de formação

Juiz de Fora sedia nos dias 03, 04 e 05 de maio, atividade de debate e formação como parte da Jornada Nacional de Lutas. A promoção do evento é da APESJF, Sintufejuf, Sindicato da Construção Civil, Sinserpu, Sindicato dos Rodoviários e Sindicato dos Têxteis de Juiz de Fora

No dia 03 de maio a Formação Sindical e a Democratização da Comunicação são temas de um debate que se realiza na Sede da APESJF às 18h. O evento conta com a presença de Vito Gianotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação, do profº Paulo Roberto Figueira Leal da Faculdade de Comunicação e Adenide Petrina Bispo, líder comunitária do Bairro Santa Cândida e professora de história. Formada em Filosofia pela UFJF, militante pela democratização dos meios de comunicação.

Nos dias 04 e 05 os sindicatos promovem um curso de Comunicação Sindical e Disputa de Hegemonia com Vito Gianotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação. O evento vai se dar na Rua Batista de Oliveira 347, no segundo andar, sede da Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Juiz de Fora

 


Vice presidente do ANDES debate carreira na APESJF

      Como parte do calendário de Lutas, aprovado na última reunião do Setor das Federais, a APESJF realiza em 21 de maio o painel  “A lei 12772 e os desafios do Movimento Docente” com a presença do vice presidente do ANDES-  Luiz Henrique Schuch. O evento tem caráter de mobilização dos docentes e marca a data de um ano da última greve docente.

 

APESTV entrevista presidente da APESJF sobre os eventos no sindicato em maio

O professor Paulo César Ignácio presidente fala dos eventos que a APESJF está promovendo dentro da Jornada Nacional de Lutas do ANDES-SN

Clique aqui para ver a entrevista