SemanApes

Audiência com o reitor é adiada para dia 22

A audiência com o reitor da UFJF Henrique Duque, que aconteceria na manhã desta sexta-feira (3), foi adiada, a pedido da reitoria, para o dia 22 de maio, às 10h. O objetivo da reunião, solicitada pela APESJF-SSind, é debater assuntos relativos ao campus de Governador Valadares.

Prazo final para envio de contribuições
ao Caderno de Textos do Conad é 5 de junho

O prazo para envio de contribuições das seções sindicais e dos sindicalizados ao Caderno de Textos do 58º Conselho do ANDES-SN (Conad) termina em 5 de junho. Já as contribuições ao anexo do Caderno de Textos serão recebidas entre 6 de junho e 4 de julho.

Na circular 74/2013, estão especificadas as normas de padronização dos documentos, os critérios para eleição de delegados e as datas do credenciamento prévio. Confira aqui o documento na íntegra.

O 58º Conad acontecerá de 18 a 21 de julho em Santa Maria (RS). O tema central dessa edição é “ANDES-SN: Sindicato de luta, ampliando a organização da categoria e a unidade classista dos trabalhadores”.

 

Democratização da comunicação está em pauta


Vito Giannotti concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta feira

Começam hoje (3) as atividades de formação, programadas pela APESJF-SSind e outros sindicatos, que colocam a democratização da comunicação na pauta dos movimentos sociais e sindical da cidade.

O debate “Formação sindical e democratização da comunicação” ocorrerá às 18h, na sede da APESJF-SSind, e contará com a participação dos convidados Vito Giannotti, representante do Núcleo Piratininga de Comunicação, Paulo Roberto Figueira Leal, professor da Facom/UFJF, e Adenilde Petrina, professora e militante do movimento pela democratização dos meios de comunicação. A participação está aberta a todos.

Durante o final de semana, jornalistas sindicais e populares e dirigentes sindicais vão participar do curso “Comunicação e disputa de Hegemonia”, conduzido por Giannotti.

Além da APESJF-SSind, participam da realização das atividades o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o Sintufejuf e os sindicatos dos trabalhadores na construção civil, no transporte coletivo urbano e nas indústrias têxteis.

Entrevista Coletiva

Em entrevista coletiva, na tarde desta sexta feira, Vito Giannotti adiantou os temas do debate da noite e do curso de Comunicação Sindical no fim de semana. Explicou sua visão de poder e midia, dizendo que uma coisa não significa a outra, mas que a dominação da sociedade não consegue se dar sem o teatro criado pelos meios de comunicação, que conquistam corações e mentes, sem o qual o poder não existe. Defendeu a necessidade do incremento da comunicação nos sindicatos como única forma de resgatar a força que as entidades perderam frente aos ataques do neoliberalismo e apontou a necessidade de uma legislação nacional que coloque fim ao monopólio da mídia no Brasil.

Em sintonia com o debate nacional
O 32º Congresso do ANDES-SN definiu direcionamentos no âmbito da luta geral pela democratização da comunicação no Brasil. De acordo com o Sindicato Nacional, é prioritário lutar contra a apropriação dos meios de comunicação por oligopólios, e contra a propriedade cruzada desses meios. A universalização dos serviços essenciais nos meios de comunicação, tratando como serviços públicos aqueles relacionados à concretização dos direitos individuais e coletivos, também é uma reivindicação. 

Confira aqui as resoluções, relativas à política de comunicação, que estão contidas no relatório final do 32º Congresso do ANDES-SN  (páginas 4, 5 e 6).

 



 

 

 


Sindicalize-se!