SemanApes

Projeto de lei das Fundações pode ser votado no dia 15


ASSEMBLEIA DOCENTE

Quarta feira - 15 de maio - 9h - na sede da APESJF

Pauta:
Jornada Nacional de Lutas
Paralisação em 22 de maio
Assuntos Gerais

 

 

Projeto de lei das Fundações pode ser votado no dia 15


O Projeto de Lei nº 92/2007, que regulamenta e define as áreas de atuação das fundações estatais de direito privado, pode ser votado pela Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (15).
Por pressão dos movimentos sociais, o PL tinha sido engavetado em 2009. O texto dá continuidade à privatização das políticas públicas do país, hoje em curso com a disseminação da EBSERH e das Organizações Sociais (OS).
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, do qual o ANDES-SN faz parte, elaborou documento para ser distribuído aos parlamentares na semana que vem. As entidades reivindicam a retirada de pauta e o arquivamento do PL.
Confira aqui o documento.
http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-969748997.pdf

 

Reitoria adia audiência sobre compus de Governador Valadares para o dia 23

A audiência com o reitor da UFJF Henrique Duque foi novamente remarcada a pedido da reitoria. A reunião, que aconteceria no dia 22 de maio, foi adiada para 23 de maio.

A audiência, solicitada pela APESJF-SSind, vai tratar de assuntos relativos ao campus de Governador Valadares.

 

Precarização por falta de investimento é denunciada

A distribuição da Revista Dossiê nacional 3 - Precarização das Condições de Trabalho nas Instituições Federais de Ensino (IF), realizada pelo ANDES-SN no final de abril, já surte efeito.
O assunto começa a ser pautado pela imprensa nacional. Clique aqui e veja a reportagem publicada pelo portal Terra. http://noticias.terra.com.br/brasil/,1da57ce907a6e310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
A APESJF-SSind, a partir dos dados coletados em pesquisa, também vai elaborar revista sobre as condições locais de trabalho dos docentes.

Greve do Magistério Municipal completa 16 dias com 86% paralisação

A greve do Magistério Municipal de Juiz de Fora completou 16 dias nesta sexta. Até o fechamento dessa edição não havia terminado a reunião com a Prefeitura Municipal. Logo após os docentes se reuniriam em assembleia.  Eles reivindicam a aplicação imediata da Lei do Piso Nacional nº 11.738. A professora Aparecida Oliveira Pinto Coordenadora do Sinpro informa que 86% da categoria está paralisada, mostrando a forte adesão da categoria e seu descontentamento com o descumprimento da lei do piso pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
A semana foi marcada pela grande passeata do Magistério Municipal no centro da cidade. A marcha, realizada na última terça-feira (7), reuniu centenas de manifestantes e teve como destino final a Secretaria de Educação.
Munidos com um telão, instalado no caminhão de som, os professores exibiram, durante todo o trajeto, vídeo no qual o prefeito Bruno Siqueira, durante a campanha eleitoral do ano passado, promete cumprir a Lei do Piso Nacional. O vídeo, disponível no site do Sinpro (www.sinprojf.org.br), teve mais de 38 mil acessos em quatro dias.


Docentes municipais em passetada por Juiz de Fora

Começa hoje a etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades

 

A etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades começa hoje, às 18h30, no Auditório I da Faculdade de Engenharia da UFJF.
Com participação da sociedade civil e do governo, o objetivo da Conferência, realizada a cada três anos, é elaborar resoluções que possam nortear as políticas urbanas do Estado.
Há expectativa, logo na abertura, pela implementação do Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur), previsto no Plano Diretor de 2001.
A Conferência será realizada no momento em que transitam na Câmara Municipal dois projetos polêmicos para a alteração da lei de uso e ocupação do solo.

NA MÍDIA

Há mais crianças aguardando vaga do que matriculadas nas creches de Juiz de Fora. Segundo levantamento repassado à Tribuna pela Secretaria de Educação, 2.253 meninos e meninas de até 3 anos têm os nomes na fila de espera, enquanto outros 2.155 já frequentam as creches. Lei mais clicando aqui

Nesta sexta-feira (10), o MGTV mostrou que 43 trabalhadores da construção civil foram resgatados pelo Ministério do Trabalho em Juiz de Fora. Os funcionários trabalhavam para empreiteiras que prestam serviços para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e viviam em condições precárias. Leia mais clicando aqui

O julgamento do fazendeiro Adriano Chafik, marcado para o dia 15 deste mês, em Belo Horizonte, será acompanhado por integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. Chafik vai a júri pela acusação de comandar ataque ao acampamento Terra Prometida, no município de Felisburgo, em Minas Gerais, em 20 de novembro de 2004. Foram assassinados cinco trabalhadores rurais e outras 20 pessoas ficaram feridas, inclusive crianças. Leia mais clicando aqui

APESTV entrevista Vito Giannotti

O escritor Vito Giannotti, militante histórico e especialista em comunicação sindical falou à APESTV sobre a questão da necessidade urgente de democratização da Mídia brasileira. Clique aqui para assistir

 

Confira o Calendário de mobilização do ANDES-SN

Quadro das reuniões de GTs e do Setor das IFES convocadas para o mês de maio de 2013

Circular

Data

Atividade

Início e Término

Local

077

17/5

Reunião do GTPE

Das 10h às 16h

Sede do ANDES-SN - Brasília

067

18 e 19/5

Reunião do GTPFS

10h do dia 18/5
17h do dia 19/5

Sede do ANDES-SN – Brasília

079

23/5

Reunião do GTSS/A

Das 9h às 18h

Sede do ANDES-SN – Brasília

070

24 e 25/5

Reunião do Setor das IFES

18h do dia 24/5
18h do dia 25/5

Sede do ANDES-SN - Brasília

 

 

 

Sindicalize-se!