SemanApes

Professores irão realizar panfletagem no primeiro dia de greve

Nesta segunda feira os professores realizarão panfletagem a partir de 8h nos pórticos da UFJF. O objetivo é conscientizar a população das reivindicações da categoria e os motivos que levaram à greve.

Após a ação, as 9h, os professores estão convidados para um café da manhã na sede da APESJF.


Movimento já conta com adesão de pelo menos 33 instituições

A insatisfação dos docentes com a política do governo pode ser comprovada com o alto índice de adesão dos professores ao primeiro dia da greve nacional convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES-SN). Levantamento feito pelo Comando Nacional de Greve mostra que pelo menos 33 instituições federais de ensino (IFE) aderiram à greve na quinta-feira (17), data indicada pelo Sindicato Nacional. No entanto, seções sindicais que deflagraram a greve após essa data não foram contabilizadas nessa lista, como é o caso da APESJF, que inicia sua greve no dia 21.

A deflagração da greve nestas instituições aconteceu após assembléias históricas nas seções sindicais do ANDES-SN, tanto pelo alto número de professores presentes como pelo debate político realizado. A expectativa é que novas instituições paralisem as atividades nos próximos dias.

Leia Mais


Entidades apoiam greve nas instituições federais de ensino

Na data que marcou a deflagração da greve em mais de 30 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), foram enviadas ao ANDES-SN três notas de solidariedade à mobilização. Nesta quinta-feira, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande aprovou uma moção de apoio à greve (leia aqui) pela “justeza da pauta de reivindicação dos docentes”. Também mandaram mensagens o coletivo de estudantes “Vamos à luta”, que faz uma oposição de esquerda dentro da União Nacional dos Estudantes (UNE), e um grupo de diretórios acadêmicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe).

Além das entidades citadas, estudantes da UFPR e UFU tiraram posições favoráveis à greve dos professores em assembleias realizadas no dia 16, com grande participação do corpo discente. Em pelo menos quatro universidades foi deliberada greve estudantil, UFRRJ, UFOP, UFVJM e Unifesp, que reuniu cerca de mil alunos para aprovar a continuidade da greve que teve início no dia 22 de março.

Leia Mais


Carta aberta à Sociedade Juizforana

Professores da UFJF e IF Sudeste MG em greve

Docentes da UFJF e do IF do Sudeste MG entram em greve dia 21/05/2012. A decisão foi tomada na assembléia geral ocorrida no dia 16, na APES-JF. A greve demonstra a disposição de luta das professoras e professores, cansados com os adiamentos do governo em apresentar propostas concretas.

Em agosto de 2011, o governo e o ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior) assinaram um acordo, que entre outros aspectos estabelecia o prazo de 31 de março de 2012, para reestruturar a carreira e recompor as perdas salariais. Passados quase dois anos do último reajuste (julho/2010), o governo não apresentou proposta de reestruturação da carreira dentro do prazo, forçando ao último recurso de pressão: a greve de professores e professoras.

O governo Dilma beneficia empresas com desoneração da folha de pagamento e distribuição de recursos públicos para construção de obras, muitas vezes questionáveis. Ao mesmo tempo, arrocha salários dos servidores públicos, não negocia com sindicatos e retira o direito à aposentadoria integral dos servidores.

GOVERNO MENTE

O governo Dilma divulgou nos meios de comunicação a concessão de um reajuste para os servidores públicos. Para os docentes foi de apenas 4% e não garante reposição das perdas inflacionárias dos últimos anos. A divulgação desta medida confunde a sociedade e oculta o descumprimento do acordo firmado em 2011, no qual a reestruturação da carreira era o ponto principal e não foi cumprido.

Diante disso, professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG reagem e entram em greve no dia 21/05 por: reestruturação da carreira, reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

 


Assembleia Geral