SemanApes

APESJF recebe vice presidente do ANDES para debater nova carreira na terça

Como parte do calendário de Lutas, aprovado na última reunião do Setor das Federais, a APESJF realiza em sua sede, às 18h do dia 21 de maio, o painel  “A lei 12772 e os desafios do Movimento Docente” com a presença do vice presidente do ANDES-  Luiz Henrique Schuch. O evento tem caráter de mobilização e marca a data de um ano da última greve docente com a exibição de um video histórico do movimento.


 

MP da carreira docente fere autonomia

O Executivo lançou mão da Medida Provisória 614/2013, publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União, com a intenção de dar resposta às críticas de diversos setores que brotaram após a entrada em vigor, em março, da Lei 12.772, principalmente no que diz respeito ao ingresso de docentes com titulação nos quadros das universidades federais.

A lei, sancionada no final de 2012, contém elementos do simulacro de acordo firmado entre o governo e seu braço sindical e foi aprovada de forma sumária tanto na Câmara quanto no Senado, sob pressão do pedido de urgência apresentado pelo Executivo. Isto em confronto às propostas reiteradamente apresentadas pelos docentes organizados e em greve que durou mais de quatro meses no ano de 2012.

Na visão do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), a MP 614/2013 é mais uma atitude unilateral e autoritária do Executivo, que apenas maquia a solução de falsos problemas e não traz nenhum aspecto que trate de reverter a desestruturação da carreira dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE), consolidada pela Lei 12.772/2012.

“A medida não enfrenta falta de critério evolutivo nos degraus de ascensão na carreira, a discrepância na valoração dos regimes de trabalho e da titulação, e muito menos aborda a pseudo-extratificação da estrutura. Ao contrário, aumenta a confusão ao denominar as classes com letras e a estas impor denominações secundárias, que teriam efeito qualificador. Ora, se o governo está envergonhado ao denominar de "auxiliares" os professores doutores ingressantes, a falsa hierarquização das classes não vai ser contornada com a maquiagem de torná-las aparentemente inominadas”, argumenta Marinalva de Oliveira, presidente do ANDES-SN

Fonte: ANDES-SN

Clique aqui para ver a matéria completa

NA MÍDIA

*A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop), em parceria com o site Viverjf.com, promove, nesta sexta-feira, 17 de maio, o primeiro Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora. O evento, com entrada gratuita, acontece de 13h às 18h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), que fica na rua Benjamin Constant, 790, Centro. O objetivo do evento, destinado a profissionais do Terceiro Setor, estudantes e pessoas interessadas em geral, é contribuir na discussão destes temas, através de palestras e a exibição do filme "Colegas".
Clique aqui para ver matéria completa

 

*A ONG  Slavery Footprint desenvolveu um SITE onde podemos descobrir quantos trabalhadores escravos estão envolvidos na cadeia produtiva dos produtos que fazem parte do nosso “estilo de vida”.
Clique aqui para ver matéria completa

APESTV entrevista Adenilde Petrina

APESTV dessa semana traz entrevista com Adenilde Petrina, professora de história, militante do movimento pela democratização da mídia. Ela fala como foi o fechamento da Mega FM, uma rádio comunitária de verdade, com gestão democrática e representativa da voz da população local. Clique aqui para assistir

 

Sindicalize-se!