SemanApes

Comunicado

Em virtude do feriado da Semana Santa, a APESJF comunica que não haverá expediente nos dias 05 e 06 de Abril (quinta e sexta), retornando ao horário normal no dia 09 de Abril (segunda).


Ressarcimento Plano de Saúde e Imposto de Renda

Já está disponível na sede do sindicato o documento referente ao plano de saúde da APESJF para efeito de declaração de IRPF 2012. Do mesmo modo, o professor poderá retirar na APESJF o documento que possibilita o ressarcimento do mês de março que deverá ser entregue na Reitoria até o quinto dia útil de abril.


Assembleia geral demonstra preocupação dos docentes com campanha salarial

Em assembleia realizada no dia 28/03, os professores discutiram, entre outros assuntos, o índice de 4% previsto para Março no acordo firmado em 2011 e a campanha salarial de 2012.

Os presentes indicaram a necessidade de uma paralisação por meio de uma votação unânime. O descontentamento com o não cumprimento do prazo acordado com o governo para o pagamento dos 4%, juntamente com a expectativa para esse ano de uma negociação salarial difícil, motivou os docentes a defenderem uma mobilização mais agressiva.


APESJF entrega Pauta Local de reivindicações ao Reitor do IF Sudeste MG

Em 26/03, a diretoria da APESJF entregou ao Reitor do IF Sudeste MG, Prof. Mário Sérgio Costa Vieira, a Pauta Local de Reivindicações dos professores, aprovada em assembléia em 10/11/2011. A ação faz parte de uma movimento nacional coordenado pelo ANDES SN. Em resposta o Reitor se comprometeu em analisar o documento e dar um retorno oficial ao sindicato.

Além disto, os representantes docentes reivindicaram mais democracia no momento da criação do Programa de Estágio Probatório para os docentes, instituído pela Portaria-R nº 813/2011, de 18/11/2011.

Ainda que os professores concordem com a criação de regras claras e objetivas para o Estágio Probatório, consideram que essa Portaria deve ser revogada e ser submetida aos órgãos colegiados institucionais que tenham representação docente, para que os mesmos possam opinar. Em resposta, o reitor se comprometeu a atender à reivindicação.

A APESJF pleiteou ainda que um dos dois assentos de representação docente no CONSU do IF Sudeste MG seja ocupado por alguém indicado pela APESJF.


Reunião com Planejamento abre nova etapa da luta

A reunião entre o ANDES-SN, Ministério do Planejamento (MP) e demais entidades do setor da educação realizada no dia 28/03 foi marcada pela tentativa de inversão de padrão, por parte do governo, na forma de tratar a reestruturação da carreira do professor federal.

Causando indignação aos representantes das entidades, a equipe da Secretaria de Relações de Trabalho do MP iniciou a reunião sem ter o que dizer e não apresentou uma proposta de retomada das negociações em torno da carreira, iniciadas no ano passado e interrompidas pela incapacidade do governo em solucionar com agilidade a vacância decorrente da morte de do então chefe da SRT/MP, Duvanier Paiva.

“Esperávamos que o secretário assumisse a responsabilidade em dizer se a negociação seria retomada, uma vez que foi o governo que interrompeu o processo”, disse Marina Barbosa, presidente do ANDES-SN.

Leia mais