SemanApes

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Participantes do 32º protestam contra EBSERH em frente ao HUCFF

Os participantes do 32º Congresso do ANDES-SN se reuniram, na manhã desta quinta-feira (7), em frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ para protestar contra a adesão das universidades à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os docentes distribuíram um manifesto à comunidade universitária explicando porque são contrários à entrega do patrimônio e gestão dos hospitais universitários à Ebserh. O ato também teve a participação de representantes da Frente contra a Privatização da Saúde e membros das três entidades que representam os segmentos da UFRJ: docentes, técnico-administrativos e estudantes.

Segundo o manifesto, a crise dos HUs é provocada pelo financiamento inadequado do Governo Federal e da falta de concursos públicos, situações que se arrastam por anos. O documento aponta ainda que a Ebserh transforma educação e saúde em mercadorias e implantará uma gestão condizente com objetivos mercantis e não de promoção da saúde e educação de qualidade. “A Ebserh institucionalizará diferentes regimes de trabalho dentro das unidades públicas. A experiência mostra que a medida é danosa para a boa gestão”, critica o documento.

Clique aqui para ler a matéria completa

 

 Delegados do 32º Congresso aprovam Centralidade da Luta para 2013

   


Eixo irá pautar as lutas do Sindicato Nacional para 2013

A plenária que debateu o Tema 2 definiu a Centralidade da Luta do Sindicato Nacional e de suas Seções Sindicais para o ano de 2013. O texto-resolução 5 (TR-5) “Centralidade da Luta”, da diretoria do ANDES-SN  foi aprovado com modificações pelos delegados do 32º Congresso.  Foram apresentadas 14 propostas de alteração do texto, aprovadas nos grupos mistos.

Os congressistas entenderam que era importante acrescentar o caráter gratuito da educação, já apontado como público no texto original.Também afirmaram a necessidade de assinalar a expressão “salários dignos” no TR-5.

“Estamos neste momento sofrendo ataques que visam claramente descontruir o caráter público e gratuito da Educação, assim como da Ciência e Tecnologia, a partir de uma visão que reduz os temas dessas duas áreas a um mero insumo do modelo econômico em vigor. Ou seja, só tem importância aquilo que agrega valor ao sistema capitalista”, explica Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN.

 

Clique aqui para ler matéria completa

 

Clima de entusiasmo marca plenária de abertura do 32º Congresso do ANDES


Mais de 500 participantes já se inscreveram no evento

O 32º Congresso do ANDES-SN já foi marcado em seu início pelo entusiasmo e grande disposição para unificar as lutas com diferentes setores sindicais e de movimentos sociais. A mesa da plenária foi composta por representantes de diversas entidades, demonstrado o reconhecimento do ANDES-SN enquanto entidade protagonista das principais campanhas em defesa da classe trabalhadora.

Números do 32º Congresso do ANDES-SN:


71 Seções Sindicais;
355 Delegados;
111 Observadores;
03 Convidados;
35 Diretores;
17 Jornalistas;
Total de participantes: 521

 

Mais de cinco mil vão às ruas no Rio em defesa do ensino público

Os mais de 500 participantes do 32º Congresso do ANDES-SN se uniram, nesta terça-feira (5), aos mais de 4 mil professores da rede básica e fundamental e aos estudantes para denunciar a mercantilização da educação pública. A Marcha em Defesa do Ensino Público reuniu cerca de cinco mil participantes, que, entoando diversas palavras de ordem como “Da copa eu abro mão, eu quero é mais dinheiro para Educação!”, realizaram o tradicional trajeto pela Avenida Rio Branco, partindo da Candelária rumo à Cinelândia.

Clique aqui para ler matéria completa

 

Lançamentos marcam abertura do 32º Congresso do ANDES-SN



4ª edição revisada e atualizada no Caderno 2, revista Universidade e Sociedade, nova logomarca do Sindicato e campanha de filiação 2013 foram apresentadas aos congressistas

Durante a plenária de abertura do 32º Congresso do ANDES-SN, iniciado em 4 de março no Rio de Janeiro, o Sindicato Nacional realizou o lançamento da 4ª edição revisada e atualizada do Caderno 2, que traz a proposta da entidade para a Universidade brasileira, e da edição 51 da revista Universidade e Sociedade, que aborda o tema “Crise, políticas públicas e greve”. 

Na ocasião, mais de 500 participantes, entre delegados e observadores, conheceram as novas publicações, que foram apresentadas pelas comissões. O lançamento da revista, que traz um retrato das lutas e enfrentamentos da categoria docente, foi feito pela comissão coordenadora, composta pelos professores Rondon de Castro (Sedufsm), João Carneiro (Adufpa) e Ana Estevão (Adunifesp). A nova logomarca do ANDES-SN e a campanha de filiação 2013, coordenada pelo encarregado de Imprensa e Divulgação do Sindicato, Luiz Henrique Schuch, também foram apresentadas aos congressistas. 

Clique aqui para ler a matéria completa

 

ANDES-SN apresenta Campanha de Filiação 2013 e nova logomarca



Durante a abertura do 32º Congresso, o ANDES-SN apresentou uma nova campanha de comunicação para ampliação das filiações. Com o mote “formiga”, a campanha convida cada um a construir o Sindicato da categoria. Uma nova logomarca para o Sindicato, mais limpa e moderna, também foi apresentada, integrando de maneira mais clara a filiação à CSP-Conlutas.

De acordo com o 1º vice-presidente da entidade, Luiz Henrique Schuch, a campanha levará nove meses, com envio gradual de materiais que podem ser reproduzidos ou adaptados, localmente, pela seções sindicais.

“As experiências de luta mais recentes reascenderam entre os professores a percepção de sua identidade enquanto categoria, para defender a universidade pública reforçando o sentido de sua participação no sindicato, o ANDES-SN”, explica Schuch.

Clique aqui para ler matéria completa

 

APESTV entrevista professora Marilene Sansão que fala sobre os males da construção da BR 440

A professora Marilene Sansão fala dos impactos ambientais e sociais que a contrução da BR 440, atualmente paralisada sob acusações de corrupção, traria à Juiz de Fora e aos bairros por onde ela passaria. A esperança é a utilização da via como avenida normal, devidamente adaptada ao ambiente urbano da região.

A BR 440 é uma rodovia federal que pretende ligar a BR 267 à BR 040, cortando bairros inteiros de Juiz de Fora ao meio, além de apresentar impactos ecológicos negativos e ser cercada de irregularidades

Clique aqui para assistir à entrevista