SemanApes

Vereadores de Juiz de Fora reafirmam posição contrária à EBSERH

A situação do Hospital Universitário (HU) foi  discutida na tarde desta quinta feira na tribuna livre da Câmara. Membros do Comitê em Defesa do HU, contrários a adesão do hospital à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e médicos-residentes, favoráveis à empresa, puderam defender seus pontos de vista. Para Flávio Sereno, do Comitê em Defesa do HU, a audiência foi positiva pois os vereadores, assim como já o fizeram na época da audiência publica do ano passado, se posicionaram contra a adesão EBSERH. "Antônio Aguiar do PMDB e Betão e Castelar do PT tomaram a palavra durante a tribuna e se pronunciaram contrariamente à adesão", relatou.

Comitê divulga Nota Pública

O Comitê em Defesa do Hospital Universitário da UFJF divulgou essa semana uma nota defendendo o Hospital e sua democrática decisão de não adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Clique aqui para ver a nota

 

No Ministério Público Federal

Na segunda-feira, membros do Comitê em Defesa do HU procuraram o Ministério Público Federal, que já recebeu um requerimento com pedido de providências por parte da Câmara.

Durante a Audiência, o Comitê foi aconselhado a agregar um maior número de informações importantes à ação civil pública movida pela Câmara. Os representantes ficaram encarregados de recolher todos materiais possíveis referentes ao plebiscito, além de notícias que circulam na imprensa. Outra sugestão do MP foi cobrar da Administração Superior o documento em que a Reitoria anuncia a suspensão do repasse do governo federal ao HU.

O Encaminhamento da Ação Civil Pública deverá ser feito na próxima semana.

Entidades organizam plebiscito nacional sobre EBSERH

Com o objetivo de informar e envolver a comunidade universitária e usuários dos Hospitais Universitários sobre o significado da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e os riscos que esta entidade apresenta ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à autonomia universitária, o ANDES-SN, a Fasubra, Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), a Fenasps e a Frente Nacional Contra a Privatização do SUS encabeçam um plebiscito nacional sobre a empresa.

A APESJF considera a iniciativa de extrema importância. "Os hospitais universitários cumprem um duplo papel;  o de atendimento e o de formação e a adesão à Empresa coloca em risco esse duplo papel na medida em que possibilita a flexibilização do caráter público dos H.U. e transfere a gestão dos Hospitais a EBSERH”, afirma  Clarice Cassab, Secretária  Geral da APESJF.

Ela explica que o  ANDES-SN, junto com outras entidades, tem se mobilizado contra os males advindos da adesão à EBSERH e a realização de um plebiscito nacional fortalece esta luta “na medida em que promove o amplo debate na comunidade sobre os 'perigos da EBSERH' e incrementa a mobilização e unidade entre Técnicos Administrativos, docentes e estudantes pela defesa do ensino e da saúde pública”, afirmou.

Em Juiz de Fora,  o Comitê em defesa do HU/UFJF ajudou a realizar o  plebiscito dentro da Unidade no dia 03 de dezembro com a expressiva participação da comunidade do HU que manifestou-se com um sonoro NÃO à adesão da UFJF à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. “O comitê de defesa do H.U. do qual a APESJF faz parte, tem se mobilizado e está atento para que a decisão democrática aprovada em plebiscito seja respeitada e mantida. A Ebserh é um claro ataque a autonomia da universidade e ao seu caráter público e formativo”, finalizou.

Clique aqui para ler matéria completa


APESJF visita campus avançado de Governador Valadares

As professoras Amanda Pinheiro e Clarice Cassab, da diretoria da APESJF, juntamente com o assessor jurídico do sindicato vão estar, nesta terça feira, visitando o campus avançado de Governador Valadares, realizando trabalho de base e retirando dúvidas sobre questões jurídicas levantadas por docentes locais. As professoras vão realizar ainda uma campanha de filiação.

 


ANDES-SN disponibiliza relatório final do 32º Congresso


O relatório final do 32º Congresso do ANDES-SN, realizado entre 4 e 9 de março, na Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), já está disponível no site da APESJF e do ANDES-SN O documento tem como tema central “Sindicato Nacional na luta pelo projeto de educação pública e condições de trabalho”

Confira o relatório.

Leia matéria completa clicando aqui


 


Cresce a mobilização para a Marcha do dia 24 de abril


Mais de 50 organizações, entre entidades nacionais, estaduais e movimentos sociais, confirmaram participação na grande Marcha do dia 24 de abril, que será realizada em Brasília. A expectativa é que a atividade seja ainda maior que a realizada em 2012, inclusive com maior representatividade e participação de trabalhadores de outros estados. O ANDES-SN reafirmou o compromisso durante o 32º Congresso do Sindicato Nacional, realizado no início de março no Rio de Janeiro, e intensificou os esforços para a marcha a partir do evento.

Leia matéria completa clicando aqui


Recesso de Páscoa

Em função do feriado da Semana Santa, a APESJF encerra suas atividades da semana nesta quarta feira, retornando normalmente na segunda feira, dia 01 de abril, às 8h.