SemanApes

Movimento social se une contra EBSERH

               A APESJF tem participado das atividades do Comitê em Defesa do HU, composto também por Sintufejuf, DCE, Coletivo Piracema, Comitê Central Popular de Juiz de Fora e o Conselho Regional de Serviço Social. A entidade tem desenvolvido atividades na defesa do HU frente às pressões pela adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Na segunda feira, representantes do Comitê estiveram em audiência com o Reitor da UFJF, Henrique Duque, para discutir os problemas financeiros do Hospital. Na quarta feira, estiveram presentes na Reunião do Conselho Diretor do HU, e realizaram panfletagem na área externa da Unidade Santa Catarina.
               O Comitê vem implementando ações de conscientização da Comunidade Universitária para a situação atual do Hospital Universitário da UFJF, que recebeu os recursos necessários para a sua construção, mas vem sofrendo com a falta de financiamento para seu funcionamento normal. “Nós identificamos isso como uma pressão do governo federal para que nossa universidade faça adesão ao modelo da EBSERH”, argumenta o Técnico Administrativo Flávio Sereno, membro do Comitê.
              

               Plebiscito

              Sereno explica que a situação chegou a um tal nível que o Conselho Diretor do HU pretende realizar um plebiscito, ainda sem data marcada, com a comunidade do HU para decidir em relação à adesão ao modelo. O Comitê está lutando para aumentar o acesso às informações para que o debate amplo possa se realizar. “Estamos cobrando da Universidade a realização de um grande seminário que envolva toda a comunidade para debatermos a questão”, explica Sereno.        

              O Técnico Administrativo Flávio Sereno concedeu entrevista sobre o tema à APESTV. Veja a matéria clicando aqui.             

 

EBSERH cria discriminação entre pacientes

               A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH),  aprovada no Congresso Nacional em 2011 pela lei 12550, vem sendo apontada pelos movimentos sociais ligados à área de saúde como prejudicial aos trabalhadores, à população e às universidades atacando a autonomia das IFES, que é garantida pela constituição em seu artigo 207, e colocando em risco o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.
                Em sua Regulamentação Social, (baixe clicando aqui) a EBSERH determina que os HU, quando atenderem pacientes com Plano de Saúde, possam cobrar dessas empresas um ressarcimento, fato que criaria dois tipos de “clientes”, aqueles que dão "prejuízo" ao sistema privatista e aqueles que ajudam o sistema a funcionar, numa clara discriminação entre usuários. O caráter privatizante da EBSERH deixa de lado a função social do estado para gerir empresarialmente os HU.  O contrato dos trabalhadores abandona o Regime Jurídico Único, indo para a regulamentação via Consolidação das Leis do Trabalho, retirando direitos como a estabilidade.
                Em outra frente, a EBSERH, em sua regulamentação, fala em “apoio” ao ensino, pesquisa e extensão, relegando ao segundo plano o caráter principal dos Hospitais Universitários, atacando a autonomia das IFES sobre os HU.


Docentes, Técnicos e Estudantes protestam contra EBSERH em todo o país

               Durante a quarta-feira, 03/10, docentes de todo o país, acompanhados de profissionais da saúde, participaram do Dia Nacional de Luta contra a Privatização dos Hospitais Universitários, convocado pela Frente Contra a Privatização da Saúde, da qual o ANDES-SN faz parte. Nos atos realizados, a população foi esclarecida sobre os malefícios da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e alertada sobre outras formas de privatização da saúde. Em Juiz de Fora, Docentes, Técnicos Administrativos e Estudantes fizeram um ato em frente ao Hospital Universitário no bairro Santa Catarina, denunciando as dificuldades financeiras que afetam seu funcionamento..

Leia matéria completa


APESTV teve sua estreia com a palavra do atual presidente da APESJF

Clique aqui para ver o vídeo na APESTV