SemanApes

APESJF marca audiência com Reitor da UFJF

Ficou marcada para segunda feira, 28/05, às 10h, uma audiência com o Reitor da UFJF, Henrique Duque, em que o Comando Local de Greve (CLG) e a Diretoria da APESJF vão discutir questões relativas à greve dos docentes.

O CLG vai se reunir neste final de semana para discutir  a pauta da audiência com o Reitor e também a mobilização do dia 28/05, data da reunião de discussão de carreira entre o ANDES e os ministérios do Planejamento e da Educação


Conif aprova progressão de DI para DIII na carreira da EBTT

Após quatro anos de indefinição e inúmeras tentativas de negociação por iniciativa do Conif (Conselho de Reitores dos Institutos Federais), e sem obter nenhuma resposta para a regulamentação por parte do Ministério do Planejamento (MPOG), o Conselho decidiu encaminhar a concessão da progressão DI para DIII da carreira do Magistério da EBTT. A decisão foi tomada em reunião plenária, realizada em Brasília, nesta quarta-feira, 23/5. O posicionamento foi encaminhado por meio de Ofício ao MPOG, Ministério da Educação (MEC) e Casa Civil.

Para adotar a medida, o pleno considerou os inúmeros debates que fez sobre o assunto e a falta de resposta concreta aos vários ofícios encaminhados ao MPOG e ao MEC. Além disso, levou em consideração a ausência de retorno às sucessivas reuniões com esses dois ministérios na tentativa de uma definição por parte do governo federal.


Estudantes se manifestam a favor da greve dos docentes

Estudantes da UFJF realizaram, na tarde do dia 24, uma caminhada em apoio à greve dos professores. A manifestação teve início às 13h em frente ao Diretório Central de Estudantes (DCE), no campus da UFJF, com batuque, faixas e palavras de ordem que foram levadas até a Câmara Municipal, no Parque Halfeld. Cerca de 100 estudantes e docentes distribuíram panfletos buscando conscientizar a população das reais condições da educação e os motivos que levaram a adesão da categoria à greve nacional.

No último dia 23, duzentos estudantes reunidos em assembleia foram a favor da deflagração da greve estudantil na UFJF. Anteriormente, representantes do DCE e do Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação João XXIII já haviam manifestado apoio ao movimento docente.

A greve nacional dos professores teve início no dia 17/05, hoje já conta com a adesão de 44 IFEs por todo Brasil e vem ganhando força com o apoio de entidades estudantis.



ANDES-SN e APESJF promovem Seminário de Sindicalização nas IFEs

Nos dias 2 e 3 de junho será realizado na sede da APESJF o Seminário de Sindicalização dos Institutos Federais de Ensino Técnico e Tecnológico. No último CONAD do ANDES-SN, foi destacada a necessidade da discussão do caráter das novas Instituições Federais de Ensino e sua participação no movimento sindical. O seminário tem como objetivo ampliar a base de sindicalização do ANDES, assim como definir novas estratégias de atuação nos IFEs.
Confira a programação abaixo:

2/06: Sábado

9 h: Concepção sindical e a política de sindicalização dos docentes nas instituições de ensino superior do ANDES/SN
9h e 30min: Relação entre Andes/SN e SINASEFE e a questão de organização sindical da base docente
10 h: Debate
12h: Almoço
13h e 30min: Relato de organização sindical Multi-campi e multi institucional
14h e 30min: Debate
16h: Relatos de experiências de conflitos de base
17h às 19h: debate.

3/06: Domingo

9h às 13h: Plenária: Elaboração de estratégias de preservação e ampliação do Andes/SN nos IF


Docentes farão vigília e ato público na segunda-feira (28)

Os docentes das instituições federais em greve devem realizar atos públicos e grandes assembléias na próxima segunda-feira (28), quando acontece primeira reunião com o governo após a deflagração da paralisação nacional, em 17 de maio.

De acordo com nota divulgada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) o dia 28 será uma data de suma importância no processo de negociação para a reestruturação a carreira docente. “Todas as seções sindicais devem marcar esse dia em vigília”, ressalta o CNG.

Leia mais


Comando Nacional de Greve vai ao Congresso falar com parlamentares

Representantes do Comando Nacional de Greve dos professores das Instituições Federais de Ensino estiveram nesta quarta (23) e quinta-feira (24) no Congresso Nacional para distribuir aos parlamentares um kit greve.

O pacote contém a pauta de reivindicações da Campanha 2012 dos docentes, as notificações de deflagração de greve enviadas aos ministérios da Educação e do Planejamento, a carta à sociedade brasileira explicando por que os professores estão em greve e uma série de notícias publicadas pelo ANDES-SN a respeito da mobilização.

Os documentos foram entregues aos líderes dos partidos e também aos presidentes das comissões permanentes. O presidente da Comissão de Educação da Câmara (CEC), deputado Newton Lima, abriu espaço para que os docentes façam uso da palavra na próxima reunião da CEC, na quarta-feira (30).