Docentes da APES participam do IV Congresso da CSP – Conlutas

Docentes da APES estão presentes no IV Congresso da CSP – Conlutas, que está sendo realizado em Vinhedos-SP, até o dia 6 de outubro. A delegação, aprovada em assembleia, é composta pela presidente da APES, Marina Barbosa, pelo diretor da APES Augusto Cerqueira e pela professora Lorene Figueiredo.

A delegação do ANDES no Congresso é composta por 13 docentes da diretoria nacional, decisão oriunda de assembleia ocorrida no 64º Conad, além de 38 professores e dirigentes das bases do Sindicato Nacional. Ao todo, são esperadas cerca de 2 mil pessoas, entre delegadas e delegados, observadores e convidados (as). 

O congresso da entidade é realizado sob o tema “Avançar na construção da Central Sindical e Popular”.

O ANDES-SN defendeu, durante a primeira tarde de trabalhos do IV Congresso da CSP-Conlutas, a resolução global sobre “Os desafios da conjuntura e a organização da Classe Trabalhadora”. O Sindicato Nacional contribuiu com sete resoluções, dentre elas a resolução global defendida por Antonio Gonçalves, presidente da entidade.

Na tese, o ANDES-SN aponta três pontos chaves de estratégias para o enfrentamento do desmonte do estado e o fortalecimento da luta: Conjuntura Internacional, Conjuntura Nacional e a Reorganização da Classe Trabalhadora. No fim do texto, o Sindical Nacional reforça que “é necessário lutar contra o sectarismo e pela ampliação do diálogo e da construção unitária com setores classistas da classe trabalhadora. Para isso é necessário lutar pela ampliação dos horizontes de nossa central sindical, construir o Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas como espaço de unidade de ação visando a construção de um grande encontro da classe trabalhadora no Brasil”. 

O caderno com as Propostas de Resoluções do IV Congresso da Central pode ser acessado aqui. Nele estão todas as contribuições do ANDES-SN, que foram discutidas no 64º Conad, realizado entre os dias 11 e 14 de julho em Brasília.

Com informações do ANDES-SN