Entidades realizam ação no IF Sudeste MG no 19M

  • Reading time:3 mins read
Professor Miguel Fabiano fala em defesa da comunidade escolar do IF Sudeste MG

Representantes da APES e do Sinasefe estiveram no IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora, na manhã desta quarta-feira, como parte das ações do 19M. Um banner produzido pelas duas entidades em conjunto com o Sintufejuf foi instalado na fachada do instituto. Os diretores da APES Miguel de Faria e Leonardo Andrada, e o diretor do Sinasefe Wildson Justiniano, falaram à população.

Leonardo Andrada reforçou que o orçamento repassado pelo governo federal compromete gravemente o funcionamento dos institutos federais, CEFETs e universidades. Miguel de Faria, que é docente do IF Sudeste MG, reforça que “a ação no instituto federal é um ato simbólico, pois precisamos valorizar a educação. A data de hoje é fundamental para denunciar os cortes de orçamento, denunciar a necessidade de vacinação para todos e todas. Comida no prato, vacina no braço! Esse é o lema do Dia Nacional de Lutas!

Para Wildson, a luta do de hoje é importante também para barrar a reforma administrativa, “que está sendo passada a trancos e barrancos no Congresso e para apoiar a questão da vacinação”. Como defende Wildson, o retorno presencial deve ser feito “a partir do momento em que todos nós estivermos vacinados, condição sine qua non para uma volta presencial, uma volta híbrida, pois estamos sendo pressionados para isso”.  Ele destaca também a importância do dia hoje no sentido de fortalecer a base, pois muitos servidores públicos estão, com essa pandemia, ‘desgarrados’ no sentido da luta. Esse movimento é importante para mostrar que os sindicatos estão se movimentando. A questão do Fosefe, por exemplo, estamos juntos com todas as instituições federais na região de Juiz de Fora, com diversas entidades sindicais, no sentido da união, contra a reforma administrativa que ataca os serviços públicos tão necessários à população”.

Banner colocado na fachada do instituto federal
Professor Leonardo Andrada defende ampliação do orçamento das IFES