1º de maio: APES esteve presente em ato pelo Dia dos Trabalhadores/as em JF

A APES esteve presente neste domingo, 1º de maio, no ato público pelo Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores. Em Juiz de Fora, a ação foi realizada na Feira da Avenida Brasil e organizado pelas Centrais Sindicais, Sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras e pelo Comitê Fora Bolsonaro. Na pauta da manifestação estavam a luta contra o aumento dos preços de alimentos e combustíveis, a defesa da vida, do emprego e do aumento dos salários e o “Fora Bolsonaro”. Além das falas dos e das representantes de entidades e movimentos sociais, houve panfletagem na feira para dialogar com a população e uma apresentação cultural do grupo de tambor mineiro Ingoma.

Em sua fala, o presidente da APES Augusto Cerqueira reafirmou o lugar da entidade junto à classe trabalhadora e a importância de continuar denunciando o governo genocida de Bolsonaro. “São mais de 600 mil vidas perdidas, aumento da miséria, da fome, do desemprego, da inflação e queda na renda do trabalhador. Com esse governo, a cada dia que passa é mais morte, mais fome, mais desemprego, mais inflação. É preciso dar um basta. Queremos emprego, comida no prato, reajuste de salários. Por tudo isso é Fora Bolsonaro!”, afirmou Augusto.

Nacional

Atos político-culturais foram realizados em todo o país por centrais sindicais, organizações e movimentos populares, reforçando a insatisfação geral com o governo Bolsonaro e o cenário de inflação e desemprego.  

Houve manifestações em 16 estados e no Distrito Federal. Entre as capitais que registraram atos Fora Bolsonaro, estão Fortaleza, Brasília, Vitória, Rio de Janeiro, Manaus, Natal, Florianópolis, São Paulo, Aracaju, João Pessoa e Belo Horizonte. Na capital mineira, representantes das entidades da Educação se manifestaram em defesa do piso salarial e denunciaram a corrupção no MEC, levando ao ato um ônibus escolar com a frase “Bolsolão do Busão”, em referência aos casos de superfaturamento em compra de escolares por parte do governo federal.