3ª Roda de Conversa discutiu adoecimento da mulher

Na última terça-feira, 4 de junho, a APES realizou mais uma edição da Roda de Conversa. Dessa vez, o tema foi “Adoecimento e violência contra mulher: evidências científicas e ações exitosas”.

A Roda teve a participação de duas convidadas. A professora Maira Buss Thofehrn, professora visitante do PPG-Enfermagem – UFJF, abordou as circunstâncias associadas ao adoecimento docente, como a síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental) e o assédio moral no ambiente universitário, e sintomas e consequências associados, como processos de despersonalização, sensação de incompetência, isolamento e depressão.

Professora da Enfermagem, Maira Buss Thofehrn, em sua fala

A técnica-administrativa em educação, Fernanda Mazzoni, Enfermeira da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar – UFJF, apresentou os resultados de sua pesquisa de doutorado, que confirmou os benefícios da yoga para alívio de dores e estresse entre servidores do Hospital Universitário da UFJF. A partir daí, Fernanda implementou o projeto Projeto Yoga e Saúde, que atende mais de 114 praticantes frequentes, entre TAE e docentes, ativos e aposentados, bem como terceirizados da universidade, com aulas semanais que acontecem no campus UFJF e na sede do Sintufejuf. 

TAE Fernanda Mazzoni abordando os benefícios da yoga como uma ação de saúde

Rodas de conversa

A Roda de Conversa da APES tem o objetivo de trazer temas de interesse para a categoria em um formato mais aberto para o diálogo e troca de experiências, contando sempre com a presença de convidados e/ou convidadas. Em edições anteriores, foram discutidos os temas “Pela liberdade de ensinar e pelo direito de se aposentar”, com a secretária geral do ANDES professora Eblin Farage e o advogado da APES Leonardo de Castro Pereira; e o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a presença do professor da UFCG Amauri Fragoso .