500 MIL MORTES: ANDES repudia negligência do Governo Federal no combate à pandemia

  • Reading time:3 mins read

NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN DE REPÚDIO PELA NEGLIGENCIA DO GOVERNO FEDERAL NO COMBATE À PANDEMIA DA COVID 19. SÃO MAIS DE 500 MIL PESSOAS QUE NÃO TIVERAM O DIREITO À VIDA!


No último sábado, 19 de junho, o Brasil atingiu a trágica marca de 500 mil mortes por Covid 19, num período de pouco mais de 1 ano dessa que é a maior pandemia da história recente da humanidade. É inconcebível, inaceitável a política genocida do governo Bolsonaro. É a perda de meio milhão de pessoas… são mães, pais, filhas e filhos, amigas e amigos, familiares, um país dilacerado pelo descaso com a vida.

Nesse mesmo dia a população brasileira manifestou sua indignação com a política de morte implementada pelo governo Bolsonaro ocupando as ruas em mais de 400 cidades do país. O 19J ampliou o chamado urgente pelo fim do genocídio em curso iniciado com as manifestações de 19 e 29 de maio. O primeiro protagonizado pelo segmento educacional do Brasil e o segundo assumido pela ampla maioria dos movimentos sociais, sindical e de juventude que fizeram coro num grito único: Fora Bolsonaro e Mourão!

O ANDES-SN participa e constrói esse movimento reconhecendo a necessidade de ir às ruas por entender que o governo é tão letal quanto a Covid 19, pois sua inoperância e negligência frente ao combate à pandemia gera milhões de brasileiro(a)s em situação de fome ou insegurança alimentar, desemprego, aumento exponencial do custo de vida no país, entre outras consequências drásticas para classe trabalhadora que é a afetada por toda essa política de morte.

Vamos seguir nas ruas e na luta pela vida, pão, vacina e educação! A cada ato vamos reforçar medidas de segurança sanitária: distanciamento entre manifestantes, uso constante de álcool em gel, uso de máscaras adequadadas, etc. Não nos calarão!

O ANDES-SN, vem, por meio dessa nota, prestar toda solidariedade à(o)s familiares dos mais de meio milhão de brasileiro(a)s que tiveram suas vidas ceifadas na pandemia por Covid 19. Afirmamos que seguiremos construindo a luta que honrará cada um e cada uma dessas pessoas.


Fora Bolsonaro!
Fora Mourão!


Brasília(DF), 22 de junho de 2021
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional