8 de março em JF: Apes participa com mais de 50 entidades de ato, cortejo e festival cultural 

Nesta quarta-feira, 8 de março, a APES esteve presente em um ato político-cultural construído em conjunto com mais de 50 organizações feministas da cidade, marcando a Greve Internacional das Mulheres. Um grande palco disponiblizado pela Funalfa foi o ponto de encontro de diversas mulheres e apoiadores do movimento feminista da cidade, que, aos poucos, e entre abraços e bandeiras, ocuparam o centro de Juiz de Fora para mais um ano de denúncia e luta, mas também de celebração e reafirmação da força das mulheres. 

Nesse palco, mulheres representantes de diversas entidades de classe, de fóruns políticos, de coletivos feministas e de bancadas legislativas abordaram, em falas diversas, as temáticas escolhidas para o 8 de março deste ano: pela vida das mulheres, em defesa da democracia, dos direitos, contra a fome e sem anistia. 

Pela APES, três das cinco mulheres que compõem a atual diretoria subiram juntas ao palco para manifestar a luta da APES em defesa das mulheres. “Para combater o assédio dentro da universidade, dentro das escolas, dentro dos movimentos sociais, dentro das casas parlamentares; para a gente combater todas as violências de gênero; para combater a fome, que mata muito mais mulheres; para combater a falta de trabalho, nós estamos aqui!  Por direito, por memória, por justiça, sem anistia! Contem com a Apes e com o Andes e somem-se à luta de professoras e professores que estão há mais de 7 anos sem reajuste. No dia 10, teremos uma mesa com o governo que nós ajudamos a eleger, e que se diz preocupado com a educação pública. Vamos ver qual é a demonstração que esse governo fará da prioridade que dá, de fato, aos atores que fazem a educação existir. Viva a classe trabalhadora, viva as professoras, viva as mulheres!”, disse Joana Machado, diretora da APES, na ocasião. 

Após as falas iniciais, foi realizada a marcha pelas principais ruas do centro da cidade: um cortejo aberto pelas Mulheres de Asè, seguidas pelo ritmo vibrante do grupo Muvuka, e encerrado pelos tambores do Ingoma. Voltando ao Parque Halfeld, foi realizado o Festival Cultural, com apresentações poéticas e musicais de XotaEfe, Ciça Liberdade;  MC’s e poetas Joyce Mirella, Nalu Gonzaga e Shophia Bispo; Ingoma; Sandra Portella & Charmosas do Tamborim. 

Próximas atividades

As atividades de março seguem, na APES, com uma série de publicações, vídeos e entrevistas que irão abordar o tema das Mulheres e Trabalho Docente. Os primeiros vídeos, realizados com as diretoras da APES Raquel Portes e Clara Vilarinho, já estão no ar e podem ser acessados em nossas redes sociais instagram.com/apesjf ou https://www.facebook.com/apesjf.ssind