SemanApes

Reunião ampliada discutiu questões da carreira de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

A assembleia da APES, que se realizaria no fim da tarde de quinta feira, não obteve quórum. No entanto, o encontro se transformou em uma reunião ampliada que discutiu e produziu esclarecimentos a respeito de importantes questões dentro da careira de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT): como os pagamentos dos retroativos do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), os problemas colocados pelo governo federal que impedem que o tempo de afastamento ou licença para estudo na carreira EBTT seja computado para a aposentadoria especial e a elaboração da Regumentação da Atividade Docente (RAD) no IF Sudeste MG.

Na próxima semana, a APES divulgará um InformAPES Especial sobre estes temas, com discussões e encaminhamentos jurídicos.

 

Docentes federais respondem à proposta do governo sobre carreira

O Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor das Ifes) do ANDES-SN se reuniu durante o final de semana (28 e 29/11) em Brasília (DF) e, a partir das discussões realizadas em assembleias gerais pela base da categoria, respondeu à proposta de negociação apresentada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) no dia 18. Os docentes federais aceitaram alguns itens da proposta e fizeram contrapropostas em outros, demonstrando disposição em negociar.

Sobre o índice de reajuste das tabelas salariais, o ANDES-SN fez uma contraproposta que impede o achatamento da carreira e a corrosão salarial em decorrência da inflação: 19,7% em duas parcelas, uma em janeiro de 2016 e outra em janeiro de 2017. Os docentes federais aceitaram as propostas relativas a benefícios, assim como a correção do problema que está ocorrendo com a progressão e promoção na carreira quando o professor atinge o prazo do interstício, impedindo efeitos financeiros e funcionais. O ANDES-SN ainda reivindica, na contraproposta, o reenquadramento dos professores aposentados – resguardada a equivalência em relação ao topo da estrutura da carreira em vigor na data da sua aposentadoria.

Confira aqui a proposta do governo

Confira aqui a resposta dos docentes federais ao Mpog.

Confira aqui a avaliação dos docentes federais sobre a proposta do Mpog.

Confira aqui o relatório da reunião do Setor das Ifes.

Diretoria informa

 A Diretoria da APES gostaria de informar que o email oficial para comunicação entre o sindicato e os docentes é o

faleconosco@apesjf.org.br

Para a diretoria da APES, essa proximidade é muito importante, portanto quaisquer dúvidas e/ou sugestões podem ser encaminhadas por esse contato.

 

Carteirinhas do Plano de Saúde APES/UNIMED já estão disponíveis na sede do sindicato

    As novas carteirinhas do Plano de Saúde APES/UNIMED podem ser retiradas na sede do sindicato,de segunda a quinta, de 8h às 18h, e na sexta, de 8h às 17h.