Confira as informações do SemanAPES On Line

  • Reading time:10 mins read

 

Conselho da APES discutiu processo eleitoral  

O Conselho de Representantes da APES se reuniu novamente na noite de quinta feira para dar continuidade à discussão da criação da Comissão Eleitoral com vistas a deflagrar o processo de sucessão à Diretoria do sindicato.

ANDES-SN inaugura placa de homenagem ao professor Márcio Antônio de Oliveira    


Placa em homenagem a Marcio Antônio de OliveiraEx-presidente do Sindicato Nacional agora dá nome à sala da secretaria-geral

O ANDES-SN inaugurou, na tarde de 05 de agosto, uma placa em homenagem a Márcio Antônio de Oliveira, ex-presidente do Sindicato Nacional que faleceu em junho. Márcio agora dá nome à sala da secretaria-geral do ANDES-SN. A homenagem foi conduzida por Eblin Farage, presidente do Sindicato Nacional, e acompanhada por dezenas de docentes que estavam em Brasília (DF) para a reunião conjunta dos Grupos de Trabalho de Carreira (GTC), de Política Educacional (GTPE), de Ciência e Tecnologia (GTCT) e do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN.

“Essa homenagem é o reconhecimento de tudo que o Márcio construiu nesse sindicato. Escolhemos a sala da secretaria porque o Márcio foi diversas vezes secretário-geral. O Márcio expressava os princípios, a observância do nosso estatuto, e o impulso de fazer desse sindicato parte importante das lutas sociais, em conjunto com outras categorias de trabalhadores” afirmou a presidente do ANDES-SN.


Joacir Teixeira de Melo e Eblin Farage

Os diretores da APES, Joacir Teixeira de Melo e Giselle Moreira, estiveram presentes à homenagem. Joacir ressaltou a importância de Márcio Antônio para a construção do ANDES-SN e da APESJF-SSind.
Márcio Antônio de Oliveira

FONTE – ANDES – http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8292

Setor das Ifes intensifica agenda de lutas em agosto e indica paralisação dia 16 

O Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor das Ifes) do ANDES-SN se reuniu neste final de semana (6 e 7) em Brasília (DF) e aprovou ações de mobilização para o mês de agosto contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que têm como objetivo congelar uma série de direitos dos servidores públicos e retirar investimentos de áreas sociais, como educação e saúde, para gerar superávit primário, e, desta forma, permitir que o governo siga pagando juros e amortizações da dívida pública.

Adriana Dalagassa, da coordenação do Setor das Ifes e 1º vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN, afirma que a reunião do Setor foi positiva, com um proveitoso debate político, sobre a atualização da conjuntura e a realização dos encaminhamentos a partir do 61° Conad, que ocorreu entre os dias 30 de junho e 3 de julho em Boa Vista (RR), e também com a construção da agenda de mobilização deste mês. “Na reunião, discutimos sobre a carreira docente, os projetos que visam o desmonte do serviço público, o desmonte do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT),  que poderá atingir o Magistério Superior, e as ações efetivas para barrar todos esses ataques”, disse.

Além da intensificação das ações e da luta em conjunto com os demais servidores públicos, os representantes do Setor orientaram a realização de assembleias gerais nas seções sindicais, entre os dias 8 a 12 de agosto, para deliberarem sobre a indicação de paralisação no dia 16 de agosto – Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Empregos e contra a Retirada de Direitos, chamado pelas centrais sindicais -; a participação no lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública, no dia 9; e no Dia Nacional em Defesa da Educação Pública, 11 de agosto; e a articulação com segmentos e entidades para a construção de uma greve geral, entre outros. Confira a agenda ao final da matéria.

Ações
Nesta segunda-feira (8), os docentes federais realizam mais uma ação de mobilização apontada pela reunião do Setor deste final de semana. Eles aprovaram a continuidade da pressão junto aos parlamentares de todos os estados e líderes partidários, no Congresso Nacional, para que os deputados se posicionem contrários ao PLP 257/2016 e a PEC 241/16.

De acordo com Adriana Dalagassa, é de extrema importância a continuidade dessa mobilização no Congresso Nacional, e nos estados, para conseguir barrar o projeto de desmonte dos serviços públicos. “Conseguimos uma vitória importante que foi a de adiar a votação do PLP 257 por conta da pressão que fizemos na semana passada. Precisamos continuar com a unidade e a mobilização para barrar de vez esses projetos que atacam os serviços e os servidores públicos”, enfatizou.

Manifestações
Os participantes da reunião aprovaram também notas de repúdio à criminalização e repressão dos movimentos sociais nas manifestações das olimpíadas, repúdio ao assédio moral praticado pela administração superior da Universidade Federal do Acre contra o professor Gerson Albuquerque, de pesar pelo falecimento do professor Filipe Oliveira Raslan, do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (DCSF) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Manifestaram ainda o reconhecimento público ao movimento estudantil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) pelo seu empenho na defesa dos seus direitos. E expressaram pesar, tristeza e indignação pelo assassinato do estudante Kelvin Rodrigues Ribeiro ocorrido na noite do dia 5 de agosto, nas dependências da Universidade Federal do Maranhão. O docentes classificaram como um crime bárbaro, injustificável e sem precedentes na história na instituição. Leia a íntegra das notas no relatório da reunião.

Confira a agenda de mobilização:

AGOSTO
08 a 12 – Rodada de Assembleias Gerais pautando a paralisação do dia 16 de agosto.
08 e 09 – Atividades no Congresso Nacional.
09 – Participar do lançamento da Frente parlamentar com participação popular da Auditoria Cidadã da Dívida, em Brasília, às 16h.
10/08 – Participar da reunião ampliada de Servidores Públicos – federais, estaduais e municipais, em Brasília, na perspectiva de avançar na construção da greve geral.
11/08 – Articular ações no Dia Nacional de Luta em defesa da Educação Pública e Gratuita, em conjunto com os demais setores da Educação articulados nos Fóruns estaduais em defesa da Educação Pública. Que seja lançada, aonde for possível, a Frente municipal ou estadual da Escola Sem Mordaça.
16/08 – Dia Nacional de paralisação dos docentes das IFES. Construir o Ato Nacional em defesa do Emprego e contra a retirada dos direitos, conjuntamente com as entidades sindicais, estudantis e movimentos sociais e populares.
19, 20 e 21/08 – Participar da Reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, em São Paulo.

SETEMBRO
17 e 18-  Próxima reunião do Setor das Ifes, podendo a diretoria antecipá-la, caso seja necessário.

Confira aqui o relatório da reunião do Setor das Ifes

FONTE – ANDES – http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8297

 

 

Regionais do ANDES-SN realizam encontros em Agosto e Setembro

Cinco regionais do ANDES-SN realizam encontros entre os meses de agosto e setembro para debater a conjuntura nacional, discutir e encaminhar as deliberações do 61º Conad e traçar ações locais de luta

O encontro da Regional Nordeste II se realiza neste final de semana (12 e 13), na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb – Seção Sindical do ANDES-SN), em João Pessoa (PB). A abertura será feita com um debate sobre “Os Ataques aos Serviços Públicos e as Consequências para a Educação Brasileira”. No dia seguinte, os participantes apresentarão informes das seções sindicais e discutirão encaminhamentos das resoluções do 61º Conad,que aconteceu no início de julho em Boa Vista (RR),entre outros assuntos.

Nos dias 19 e 20 de agosto, se realiza o XV Encontro da Secretaria Regional Rio Grande do Sul, na Câmara do Comércio da cidade de Rio Grande, com o tema “ANDES-SN contra a retirada de direitos dos trabalhadores”. Já a Regional Norte II realiza no dia 25 de agosto seu encontro Pós-Conad com as mesas: “Crise e ajuste fiscal” e “Educação, Ciência e Tecnologia”.

A cidade de Barreiras (BA) sediará nos dias 09 e 10 de setembro, o 52º Encontro da Secretaria Regional Nordeste III com o tema “Movimento Docente em Luta: Contra o desmonte do serviço público e em defesa da classe trabalhadora”. Com as mesas “Em defesa do serviço público e contra a retirada de direitos” , “Por uma frente contra a Lei da Mordaça” e “A Reorganização da Classe Trabalhadora na atual conjuntura”.

A Regional Nordeste I realiza em Fortaleza (CE) seu 1º Encontro, com o o tema “Resistência à ofensiva conservadora e ao desmonte da educação pública”, nos dias 22 e 23 de setembro. 

FONTE ANDES-SN – http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=8299