Acompanhe as notícias da mobilização docente

Assembleia vai discutir paralisação na UFJF e no IF Sudeste MG

 

Professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG se reúnem no dia 05 de setembro em assembleia geral, na sede da APES, às 17h. Na pauta, informes nacionais e locais; avaliação de conjuntura, agenda de mobilização; paralisação do dia 14 de setembro; encaminhamentos do artigo 192 e outros assuntos. “É importante a participação das professoras e professores na Assembleia para que possamos avaliar a conjuntura e aprovarmos os encaminhamentos necessários para resistirmos às ameaças governamentais. Precisamos ficar atentos ao congelamento de salários, ao não cumprimento de acordos, aos cortes orçamentários para preservar as Universidades Públicas do autoritarismo que se intalou no governo”, argumenta Rubens Luiz Rodrigues, Presidente da APES

Clique aqui para ver a convocação da assembleia na APESTV

As Seções Sindicais se reúnem novamente em Brasilia nos dias 7 e 8 de setembro para levar as informações acerca dos desdobramentos dos ataques aos direitos nas Instituições de Ensino, especialmente sobre os impactos dos cortes de orçamento.

Conselho de Representantes da APES tem novos membros

          Acompanhe abaixo os eleitos para os cargos vagos no Conselho de Representantes da APES:

Professora Lisleandra Machado (IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont)

Maria Lúcia de Araújo Leopoldo (Enfermagem)

Eliana Conceição Perini (Direito)

 

APES se reúne com docentes do IF Sudeste MG Campus Muriaé

            Na tarde de quarta-feira, 30 de agosto, a APES esteve reunida com os professores e professoras do Campus Muriaé do IF Sudeste MG para discutir assuntos relacionados à jornada de trabalho, preenchimento de folha de ponto, auxílio transporte, proposta de reforma da previdência, dentre outros. Ficou definido que as considerações da reunião serão discutidas com a diretoria do sindicato e sua assessoria jurídica.


      Professores reunidos no Campus Muriaé do IF Sudeste MG

 

 

APES realiza mesas redondas sobre os impactos das medidas do governo para a Universidade e para o IF Sudeste MG em duas datas diferentes

            O Professor Amauri Fragoso, da direção do ANDES-SN, estará em Juiz de Fora, a convite da APES, para dois eventos de mesa redonda, discutindo os impactos das medidas do governo sobre as Instituições Federais de Ensino e a carreira docente. No dia 12 de setembro, terça feira, a conversa é na UFJF. Evento que terá também a participação de Marcus David, Reitor da instituição. O encontro está marcado para as 17h, no Anfiteatro de Estudos Sociais. No dia seguinte, 13 de setembro, a mesa será no auditório do Centro Administrativo do IF Sudeste MG, Campus Juiz de Fora, tendo também a participação do Profº Fabrício Tavares de Faria, Pró-Reitor de Administração do IF Sudeste MG.

Evento UFJF

Evento no IF Sudeste MG

 

 

ANDES divulga nota de repúdio ao ataque à autonomia universitária
da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

         O ANDES Sindicato Nacional divulgou, no dia 29 de agosto, nota de repúdio ao ataque à autonomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, acompanhe:

A diretoria do ANDES-SN manifesta seu veemente repúdio à ação deferida pela Justiça Federal da Bahia, determinando, em caráter liminar, o cancelamento da entrega do título de Doutor Honoris Causa deliberado pelo Conselho Universitário. Entendemos que ações como essa, de intervenção da justiça na rotina acadêmica das instituições de ensino, representa um ataque à autonomia universitária, ferindo o preceito constitucional.

Aproveitamos para nos solidarizar com a comunidade acadêmica na defesa da autonomia universitária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e de todas as instituições do país, pois defendemos a pluralidade de ideias e a autonomia das instituições de ensino, como forma de garantir a qualidade da educação pública brasileira fundada em preceitos democráticos e autônomos.

Brasília, 29 de agosto de 2017

Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional

Acompanhe o relatório da reunião do Grupo de Trabalho sobre Política Educacional- GTPE do ANDES

         O ANDES divulgou o relatório da reunião do Grupo de Trabalho sobre Política Educacional- GTPE, realizada em Brasília nos dias 11 e 12 de agosto de 2017. Clique aqui para ler o documento

ANDES realiza o XV Encontro Nacional das
Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e Municipais (IMES)

       O ANDES-SN organiza o  XV Encontro Nacional das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e Municipais (IMES), com o tema: Financiamento, Autonomia e Democracia, entre 7 a 9 de setembro em Mossoró/RN. Acompanhe a programação