Acompanhe as notícias da mobilização docente

 

Assembleia aprova paralisação no dia 14 de setembro

          Docentes da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia no fim da tarde de terça feira, 05 de setembro, aprovaram paralisação para o dia 14 de setembro, integrando o Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Paralisação em Defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma da Previdência. Segundo informações do ANDES-SN, nesta data, docentes, estudantes, técnico-administrativos em educação, trabalhadores de outras categorias e representantes de movimentos sociais e populares realizarão atos por todo o país contra o desmonte dos serviços públicos. Além do ANDES-SN,  Fasubra e  Sinasefe – entidades sindicais do setor da educação federal – também incorporaram a data em seus calendários.

A assembleia aprovou também que a APES arque com as custas da ação na justiça que defende aposentados, filiados ou não, na questão do artigo 192. Os docentes indicaram que a APES marque nova reunião entre os atingidos pelo problema.

Durante a assembleia, professores e professoras puderam conferir o projeto de reforma do prédio da APES e a nova campanha de filiação ao sindicato, que deve ser implementada a partir de setembro, com nova logo, novos materiais e uma estratégia que divulga a Seção Sindical, facilitando inclusive o processo de filiação.

Em reunião realizada hoje a tarde, representantes dos três segmentos da UFJF planejaram a panfletagem que será realizada a partir das 9h, nos pórticos da Instituição. Haverá panfletagem também no IF Sudeste MG.

O Fórum Sindical e Popular de Juiz de Fora também se reúne hoje para organizar as atividades para o dia 14. A APES disponibilizará as informações sobre essa reunião em nossos próximos informativos.


         Fotos da assembleia docente de terça feira 05 de setembro

 

 

Conselho de Representantes da APES se reúne para planejar atividades

         O Conselho de Representantes da APES se reuniu na última segunda-feira, dia 4 de setembro, para discutir o momento atual com ênfase na mobilização, bem como atualizar os encaminhamentos das tarefas de funcionamento e organização do sindicato para o próximo período.
Foi aprovado o calendário de mobilização, que inclui a paralisação dos docentes no dia 14 de setembro e os Debates sobre cortes orçamentários que serão realizados na UFJF (dia 12) e no IF-Sudeste-MG(dia 13). Foi apresentado também o plano de mobilização do Andes-SN e o relato sobre a reunião do setor das Ifes, com destaque para a deliberação coletiva, com entidades diversas, da paralisação proposta para o dia 14.
No contexto local, foi informada a continuidade das reuniões do Fórum Sindical e Popular na cidade, destacando a necessidade de seu fortalecimento.

Sobre os planos para o funcionamento do sindicato para o próximo semestre, foi apresentado o projeto arquitetônico da reforma da sede. Durante o período de reforma, a APES funcionará em salas do Centro Comercial São Pedro.

Para a Campanha de Sindicalização da APES, foi apresentada a novo logomarca da entidade, assim como o material e as estratégias que serão utilizadas na campanha. E como parte das atividades de constituição de um núcleo de Comunicação da APES, foi informada a contratação de mais uma jornalista e duas estagiárias. A comissão de comunicação, junto à diretoria, está trabalhando na elaboração de um plano de comunicação.

APES realiza mesa redonda sobre os impactos das medidas do governo para a universidade e para o IF Sudeste MG em duas datas diferentes

            O Professor Amauri Fragoso, da Direção do ANDES-SN estará em Juiz de Fora, a convite da APES, para dois eventos de mesa redonda, discutindo os impactos das medidas do governo sobre as Instituições Federais de Ensino e a carreira docente. No dia 12 de setembro, terça feira, a conversa é na UFJF. Evento que terá também a participação de Marcus David, Reitor da UFJF. O encontro está marcado para as 17h, no Anfiteatro de Estudos Sociais. No dia seguinte, 13 de setembro, a mesa será no auditório do Centro Administrativo do IF Sudeste MG, Campus Juiz de Fora, tendo também a participação do Profº Fabrício Tavares de Faria, Pró-Reitor de Administração do IF Sudeste MG. Clique aqui para ver a convocatória na APESTV

Evento UFJF

Evento no IF Sudeste MG

 

 

Recesso na APES

         A APES informa que, em virtude do recesso na UFJF e no IF Sudeste MG, volta com as atividades normais na segunda feira, 11 de setembro.