Acompanhe as notícias do 37º Congresso do ANDES-SN

        

        Começou na manhã da última segunda-feira (22), o 37° Congresso do ANDES-SN na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador (BA). Instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional, o congresso reune mais de 500 Professores e Professoras e tem como tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba”.

      Os participantes discutiram textos apresentados por docentes de diversas seções sindicais e outras questões como as contrarreformas propostas pelo governo de Michel Temer, as retiradas de direitos promovidas pelos governos anteriores e a Justiça seletiva e o julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Além disso, os participantes do Congresso realizaram um ato público em defesa da Educação Pública, contra o genocídio do povo negro e contra a Reforma da Previdência.

      Um dos destaques do dia 25 de janeiro  foi a aprovação, sem nenhum voto contrário, da constituição de uma comissão do ANDES-SN que acompanhará as denúncias dos casos de perseguições, cerceamento da liberdade acadêmica e criminalizações de caráter político promovidos nos últimos tempos. Também foram condenadas as violações da autonomia, e as conduções coercitivas.

      Uma delegação da APES composta por 15 professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG participa do evento. O Professor Thiago Barreto, diretor da APES, conta que, por promover fortes debates, o congresso está sendo muito produtivo para toda a delegação.