Acompanhe as notícias do SemanAPES On Line

APES se reúne com Direção do campus JF do IF Sudeste MG

 


A representação da APES esteve, na quarta feira, 05 de junho, em reunião com Sebastião Sérgio de Oliveira, Diretor do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG para tratar de questões levantadas pelos docentes do Instituto. A segurança de estudantes e professores esteve em pauta, entre outros temas.

 

DEU NO TRAVESSIA

Emenda Constitucional 95  – Meio bilhão a menos

Estudo da APES confirma previsão de corte drástico no orçamento da UFJF

 

Perda orçamentária de mais de meio bilhão de reais em oito anos na UFJF. Este é o resultado de um estudo feito pela APES, utilizando dados fornecidos pela Administração Superior da Instituição, que simula a aplicação da Emenda Constitucional 95 (antiga PEC 55 ou PEC dos gastos), caso ela estivesse em vigor entre 2009 e 2016, tomando como base o exercício orçamentário executado em 2008. . Com esse resultado, é possível confirmar as previsões do Sindicato, que alertou para a grande contenção nos valores de custeio e de capital que ocorrerá nos próximos anos, prejudicando diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão, afetando laboratórios, projetos, obras e o próprio funcionamento da UFJF em todos os níveis.

Apesar da resistência de sindicatos, do ANDES, da APES e de parte da sociedade que estava atenta ao que acontecia, a emenda constitucional foi aprovada em 15 de dezembro de 2016, caracterizando uma vitória do Governo Temer. O principal objetivo é um corte geral de gastos, que vai prejudicar fortemente o funcionamento do serviço público, especialmente a educação e a saúde.

De acordo com o texto da emenda, o teto para 2017, primeiro ano de vigência da nova regra, será definido com base na despesa primária paga em 2016 (incluídos os restos a pagar), com a correção de 7,2%, a inflação havia sido prevista para 2016. A partir de 2018, os gastos federais só poderão aumentar de acordo com a inflação acumulada, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Resta saber qual é o limite do suportável, diante de tamanhas ameaças, para o funcionamento digno das Instituições Federais de Ensino, na busca da excelência de uma educação de qualidade.

 

Leia o TRAVESSIA no site da APES,clicando aqui

 

62º CONAD

Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos! 

Professores e professoras da base do ANDE-SN se reúnem no 62º CONAD, no período de 13 a 16 de julho de 2017, na cidade de Niterói (RJ). O evento é sediado pela ADUFF Seção Sindical, com o tema central: Avançar na unidade e reorganização da classe trabalhadora: em defesa da educação pública e nenhum direito a menos!

 

 

Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.