ANDES defende aposentados e traça mobilização para 2º semestre

Diretoria informou esforço para retomada de reuniões com Sesu-MEC

No dia 26 e 27 de julho de 2014, docentes de seções sindicais de todo o país se reuniram em Brasília para o debate e encaminhamentos a respeito da defesa dos direitos docentes e da educação brasileira. Durante o encontro, a Diretoria do Sindicato Nacional informou a solicitação, feita ao Ministério da Educação, de agendamento de nova reunião para o debate das reivindicações docentes. “Desde que o governo notou que o movimento docente recuou da greve que estava sendo colocada, desmarcou as reuniões”, afirma Agostinho Beghelli Filho, representante da APESJF no Setor. Depois de várias ligações telefônicas do ANDES, cobrando o agendamento, no dia 18 de julho o secretário respondeu ao sindicato “…vimos através deste agradecer o envio da solicitação e informar que, entraremos em contato no momento mais propício e marcaremos com a maior brevidade possível”.


Agostinho Beghelli Filho representou a APESJF no Setor

Encontro Nacional de Educação se realiza entre 8 e 10 de agosto
Os docentes discutiram ainda, no Setor das IFES, o Encontro Nacional de Educação que se realiza  no período de 8 a 10 de agosto no Clube Municipal da Tijuca, no Rio de Janeiro. O encontro será aberto com uma Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública, dia 08 de agosto, às 16h30, na Candelária. No dia 9, pela manhã, haverá uma mesa “Conjuntura, Lutas Sociais e Educação” e à tarde os grupos de discussão.

Ato em defesa dos aposentados será em Brasília, na semana do esforço concentrado do Congresso
Durante o Setor, o ANDES informou que,  nos dias 10/7 e 16/7, foram realizaradas reuniões de articulação de mais uma mobilização nacional em defesa dos direitos de aposentadoria. Neste caso, com a unificação de abrangências de aposentadorias do regime geral e do regime próprio, uma vez que houve acordo entre o MOSAP e a COBAP para focar a pauta na luta pela PEC 555 (extingue a contribuição dos aposentados) e PL 4434/2008 (corrige aposentadorias do regime geral). O objetivo é realizar um ato em Brasília na semana do primeiro “esforço concentrado” do Congresso Nacional, dias 5 e 6 de agosto, e depois mais seis atos até setembro, um em cada das seguintes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Jornada Nacional de Mobilização se realiza no 2º semestre
Os docentes aprovaram no Setor a realização de uma Jornada de Mobilização e luta durante o segundo semestre em todas as IFE, com ações locais de forma nacionalmente articulada destacando quatro grandes blocos temáticos.
Assim as Seções Sindicais deverão realizar assembleias e debates a cerca dos temas:
a) Direitos de aposentadoria – Luta pela PEC 555;
b) Desenvolvimento na carreira docente – promoção/progressão/titular;
c) Condições de funcionamento das IFE – Precarização das condições de trabalho, falta de professores e TAE;
d) Democratização – Estatuinte.
“Assim realizamos uma discussão unificada que vai fortalecer o debate nacional”, explica  Beghelli.

Seções Sindicais vão repassar experiência para critérios sobre
RSC e Professor Titular

Visando um melhor acúmulo de experiências, o Setor aprovou que as  seções sindicais repassem para a secretaria do ANDES-SN, no prazo de duas semanas, os elementos que estejam sendo trabalhados em suas respectivas IFE sobre estatuintes e sobre critérios para desenvolvimento dos docentes na carreira. Depois de sistematizadas as contribuições recebidas serão repassadas pela diretoria do ANDES-SN para as seções sindicais. “Em muitas IFE, os critérios para progressão para Professor Titular e concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) ainda não foram debatidas ou estão sendo levadas com critério draconianos. A ideia é criar o acúmulo de experiências visando critérios que permitam aos docentes ascender na carreira”, afirma Beghelli.

Clique aqui para ler o relatório da Reunião do Setor das IFES

Clique aqui para ver matéria da APESTV com professor Agostinho Beghelli Filho, representante da APESJF.