ANDES publica nota de solidariedade ao professor da UFBA Carlos Zacarias

A diretoria do ANDES-SN presta sua mais irrestrita solidariedade ao professor de História da UFBA, Carlos Zacarias Figueroa de Sena Jr. O professor Zacarias, renomado pesquisador da história da ditadura empresarial-militar, tem sido alvo de ataques de grupos de extrema direita desde 2017, quando assumiu a coordenação de cursos livres sobre o fascismo, na esteira dos ataques de grupos bolsonaristas contra as universidades.

No último dia 20/08/2021, recebeu uma notificação extrajudicial por uma postagem feita em julho nas redes sociais, questionando a indicação de vídeos da produtora bolsonarista “Brasil Paralelo” pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, como parte de material paradidático ao ensino de História na educação básica. Após o questionamento do professor, a SEC-BA retirou a indicação do material da produtora.

Esta produtora está sendo investigada na ação movida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes no caso das fake news e atos fascistas, e também da CPI do Senado.

“O livre exercício do pensamento e a liberdade de cátedra são preceitos fundamentais de um Estado Democrático de Direito, sendo garantidas ainda a liberdade de cátedra na execução das atividades-fim das universidades. Dessa forma, o direito à memória é um bem inalienável, pois somente o conhecimento histórico pode conduzir a sociedade ao exercício pleno de democracia e cidadania com a inclusão social daqueles/daquelas que foram deixado(a)s à margem na colonialidade”, afirma a nota do ANDES-SN.

Leia a nota na íntegra aqui