ANDES-SN convoca seu 40º Congresso, marcando os 40 anos de luta em defesa da educação

  • Reading time:2 mins read

“A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”, este é o tema do 40º Congresso do ANDES-SN, que se realiza em Porto Alegre, entre os dias 27 de março e 01 de abril de 2022. Será o primeiro congresso presencial desde o início da crise sanitária. O texto de convocação diz “A Diretoria do ANDES-SN, no uso das atribuições que lhe confere o inciso XII do Art. 30 do Estatuto da ANDES-Sindicato Nacional, em meio ao momento histórico de pandemia do COVID-19, mas em consonância com as deliberações do 13º CONAD Extraordinário, convoca o 40º CONGRESSO do Sindicato…”. O evento se realiza sob a organização da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS.

“O Congresso se realiza num momento crucial de luta contra o governo Bolsonaro. Reveste-se, portanto, dessa importância estratégica para a defesa da educação, marcando também os 40 anos de luta de um sindicato que é responsável pela manutenção da universidade pública e gratuita, de qualidade socialmente referenciada”, disse Augusto Cerqueira da direção da APES.

Caderno de Textos

As contribuições das seções sindicais e do(a)s sindicalizado(a)s para integrarem o Caderno de Textos deverão ser enviadas até o dia 10 de janeiro de 2022, pelo e-mail secretaria@andes.org.br.

As contribuições que chegarem à sede do ANDES-SN no período de 11 de janeiro a 18 de fevereiro de 2022 também serão remetidas às seções sindicais, juntamente com as correções e análises de textos, para comporem o Anexo ao Caderno de Textos, a ser publicado até o dia 14 de março de 2022.

Conforme deliberação do 64º CONAD, o 40º CONGRESSO terá como pauta os seguintes temas: Tema I – Conjuntura e Movimento Docente; Tema II – Planos de Lutas dos Setores; Tema III – Plano Geral de Lutas; e Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras. 2 1.4

Conforme deliberação do 62o CONAD, a apresentação de textos referentes ao Tema I – Conjuntura e Movimento Docente também será admitida no Anexo ao Caderno de Textos, desde que originada e aprovada em assembleia de base.

O prazo para envio de contribuições para o Anexo é até o dia 18 de fevereiro de 2022.  Conforme deliberação do 64o CONAD, no Tema I não haverá Texto Resolução (TR) sobre centralidade da luta.

Para mais informações clique aqui e baixe a circular que convoca o 40º Congresso