ANDES-SN publica nota em solidariedade à professora e pesquisadora Deisy Ventura

A Diretoria do ANDES-SN publicou nesta segunda-feira, 3 de outubro, nota de solidariedade à professora e pesquisadora da UPS, Deisy Ventura, cuja indicação a um dos mais importantes comitês técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi vetada pelo Ministério da Saúde do governo Bolsonaro.

O comitê mencionado é voltado para repensar e avaliar a reconstrução dos sistemas de emergências sanitárias no mundo. Deisy Ventur é pesquisadora internacionalmente reconhecida por alertar sobre os crimes contra a humanidade, teve um papel fundamental no combate a pandemia da Covid-19, a favor dos direitos humanos, salvou vidas ao ter a coragem de denunciar a política de genocídio dos povos originários, suas pesquisas apontaram e revelaram com antecedência os problemas que enfrentaríamos com uma epidemia e pandemia mundial.

Portanto, como afirma a nota, a recusa do Ministério da Saúde se deu por razões ideológicas, se sobrepondo à soberania brasileira e à proteção da sociedade. “A arrogância e ignorância deste (des)governo não contribui para o avanço da pesquisa, da ciência, pois no caso da covid-19 priorizou a “imunização de rebanho” primando a negligência, o projeto da necropolítica, ou seja, os lucros a cima da vida”, afirma a nota.

Acesse a nota completa aqui