ANDES-SN repudia fala capacitista do Ministro da Educação

A Diretoria do ANDES-SN publicou nesta quarta, 25 de agosto, uma Nota de Repúdio à fala capacitista do Ministro da Educação Milton Ribeiro, proferida em entrevista à TV Brasil no dia 9 de agosto. Na ocasião, referindo-se a problemática da inclusão no país, o ministro afirmou que “as crianças com deficiência atrapalham o aprendizado dos outros porque a professora não tem equipe”. Como afirma a nota do ANDES, este posicionamento foi capacitista, segregacionista e não condizente ao cargo ocupado.

“Ao afirmar que pessoas com deficiência atrapalham os outros, o ministro reforça a lógica preconceituosa de normatização, que foi e ainda é responsável pela exclusão do convívio social e do acesso a direitos fundamentais às estas pessoas. Sendo, assim, um olhar capacitista, no sentido de não considerar as pessoas com deficiência sujeito(a)s dotado(a)s de toda a multiplicidade subjetividade, potencialidades, e dificuldades, inerentes à pessoa humana, cabendo assim o tutoramento, a vigilância, e a segregação”, reforça a nota.

A Diretoria do ANDES afirma ainda que a fala do ministro representa a falta de responsabilização, por parte do governo federal, dos problemas educacionais. Enfatiza também que os desafios encontrados por docentes podem ser superadas com investimento em educação. E lembra o artigo 28 da Lei Brasileira de Inclusão, que “visa assegurar e promover, em condições de equidade, direitos e liberdades das pessoas com deficiência, com objetivo de inclusão social e cidadania”.

Acesse a nota na íntegra aqui