Andifes manifesta apoio à proposta do ANDES

A Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) poderá somar esforços com o ANDES-SN para assegurar uma carreira que valorize o professor e ajude na construção da universidade pública. O projeto de Carreira do Professor Federal do Sindicato Nacional docente entrou na pauta, recebeu alguns questionamentos pontuais e obteve manifestações públicas de apoio de reitores que participavam da Reunião Anual da Andifes, no dia 19/5, em Florianópolis, quando o projeto foi apresentado à plenária pela presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto, e pelo 1º vice-presidente, Luiz Henrique Schuch. O apoio da ANDIFES foi o resultado também da ação das ADs de todo o país que apresentaram o projeto aos seus respectivos reitores pleiteando o apoio das administrações à proposta. O documento foi construído democraticamente no último Congresso do sindicato.

“O projeto é muito importante porque ratifica reivindicações históricas do movimento docente como a paridade e a isonomia entre professores da ativa e aposentados e também contribui para evitar discrepâncias salariais na medida em que oferece um plano mais enxuto que extingue as classes e propõe um número reduzido de níveis de progressão na carreira”, explicou Rubens Rodrigues, presidente da APESJF

IFET/SUDESTE discute proposta em 02/06

A APESJF procurou o apoio do IFET/SUDESTE à proposta e a reunião do Conselho Superior do Instituto vai discutir o documento no dia 02/06. Na UFJF, a proposta já foi apresentada ao Reitor Henrique Duque, que se comprometeu em colocar o assunto em pauta no Consu/UFJF dentro em breve.

O projeto de Carreira do ANDES-SN pode ser baixado clicando aqui.