>

APES assina manifesto em defesa da vida e contra a flexibilização do isolamento em Governador Valadares

20/05/20

A APES assinou um  Manifesto Popular contra a flexibilização do funcionamento do comércio em Governador Valadares, em conjunto com diversas entidades e em consonância com as recomendações do Ministério Público. 

Com o decreto municipal N°11.143 assinado pelo prefeito André Luiz Coelho Merlo (PSDB) no dia 17 de maio, a prefeitura autoriza funcionamento de diversos setores do comércio e de prestação de serviços não essenciais, como shopping centers, apesar da situação grave de pandemia na cidade .

Governador Valadares concentra o maior número de casos confirmados e mortes por Covid-19 na região do Vale do Rio Doce. Segundo informações  do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o município possui apenas 18 leitos de UTI exclusivos para pacientes de coronavírus, além de outros 68 leitos de UTI para uso geral, que podem ser usados para atender 51 municípios da região – que somam mais de 700 mil habitantes.

O manifesto dirigido ao Prefeito Municipal, ao Comitê Macrorregional Leste – COVID-19 e ao Sistema de Comando de Operações – SCO, enfatiza que “as graves divergências de medidas de intervenção que partem do Governo Federal têm gerado desinformação, insegurança e desrespeito às orientações técnicas consideradas como consenso pelos profissionais da saúde em todo o mundo. (…) O nosso Sistema Único de Saúde – SUS – tem enfrentado histórico subfinanciamento, cortes financeiros de custeio, desinvestimento e desprestígio de grande parte de nossos governantes. Com isso, sofremos as consequências dessa negligência histórica e da política sistemática de desmonte dos serviços públicos. Tais consequências atingem principalmente a classe trabalhadora e os mais vulneráveis, num país com história de enorme desigualdade econômica e social.”

O manifesto contra a flexibilização do isolamento social em Governador Valadares pode ser assinado no link: http://chng.it/tcdyR4GzGQ.

APESJF