APES convoca assembleia para 17 de março

Alguns pontos importantes, deliberados pelo 34º Congresso  do ANDES, deverão, a partir de agora, ocupar a pauta dos docentes das IFE de maneira mais urgente: a campanha salarial unificada com os Servidores Públicos Federais (SPFs), que tem como índice central a reposição inflacionária de 27% e a realização do Conad extraordinário que vai debater a atuação do ANDES dentro da Central Sindical e Popular Conlutas. Ambos os assuntos, ao lado do debate sobre a Comissão Permanente de Pessoal Docente na UFJF e os cortes orçamentários no MEC, estarão em debate na assembleia marcada para o dia 17 de março, às 9h, na sede da APES, no campus da UFJF.

APES defende CPPD democrática

A UFJF se prepara para instalar a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que terá a função de tratar da maioria dos assuntos referentes à vida de professores e professoras na instituição. A Comissão deverá discutir desde os critérios para progressão e promoção na carreira até o preenchimento de vagas, processos de afastamento, mudança de regime de trabalho etc . Como representante da APES no processo de criação da CPPD, o professor Custódio Mota defende que a comunidade universitária possa participar ativamente da formação de Comissão, elegendo os seus representantes diretamente, para que ela possa abarcar a todos os segmentos. “Achamos que os critérios devem sempre fugir do produtivismo e que toda a comunidade possa participar desse debate”, afirma.
A comissão prévia, que discute a criação da CPPD na UFJF, se reuniu nesta sexta feira e o assunto será alvo de debates na próxima assembleia da APES, no dia 17 de março.

Clique aqui para ver entrevista com professor Custódio Mota